A etapa de São José dos Campos do circuito mundial de tênis em cadeira de rodas, o Wheelchair Brasil – ITF Tênis Internacional – Ano III, servirá de preparação para parte do Time Brasil que está treinando para a Copa do Mundo da modalidade, que acontecerá de 27 de setembro a 3 de outubro na Itália.
A etapa de São José dos Campos acontece exatamente a poucos dias da Copa do Mundo, entre 21 e 24 deste mês, nas quadras de saibro da Associação Esportiva São José.
Do Time Brasil disputam o Wheelchair Brasil – ITF Tênis Internacional os paratletas Daniel Rodrigues (24º do mundo), Bruno Makey (177º) e Felipe Santana (224º), no Masculino; Meirycoll Duval (26º), Ana Caldeira (46º), Lucimaria Nascimento (56º) e Maria Fernanda Alves (101º), no Feminino; Augusto Fernandes (32º) e Leandro Pena (S/R), no Quad; e João Lucas Takaki (6º), Cesar Silva da Rosa (18º), Arthur Dantas (S/R) e Jade Lanai (2º), no Juniors.
“O torneio de São José dos Campos nos ajudará a ganhar mais ritmo de jogo, mesmo sabendo que teremos um nível bem mais forte no Mundial. Estamos indo à Itália buscar a classificação para o Mundial de 2022”, contou Daniel Rodrigues, um dos principais paratletas do país.
Rodrigues também esteve em Tóquio representando o Brasil nos Jogos Paralímpicos. “O Japão está de parabéns por realizar um evento como esse no meio de uma pandemia. Foi muito restrito tudo, cheio de protocolos sanitários. Infelizmente, o evento perdeu um pouco o brilho, mas não perdeu as emoções”, afirmou ele.
“Sobre a minha participação, eu esperava mais, mesmo sabendo que a pandemia me afetou muito, talvez até mais que os outros atletas. A tão sonhada medalha não veio, mas saí satisfeito por ter participado de mais um evento como esse”, disse Rodrigues, que também esteve em Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016.
Ao todo 65 paratletas estão inscritos nas categorias Masculino, Feminino, Quad (atletas com deficiência nos membros superiores e inferiores) e Junior. A competição vale pontos para o ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis) e da CBT (Confederação Brasileira de Tênis).
O Wheelchair Brasil - ITF Tênis Internacional Ano III tem o patrocínio do Itaú, Sabesp e EY, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte. Chancela - Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Paulista de Tênis. Realização – Instituto Sempre Amigos.