A jornalista chinesa Mad Joe, especializada em tênis, compartilhou em seu Twitter um vídeo em que a campeã do US Open, a britânica Emma Raducanu, agradece o apoio dos fãs chineses em mandarim fluente, na abertura de sua página no Weibo.
Nascida no Canadá, filha de mãe chinesa e pai romeno, Raducanu, utilizou de toda a sua fluência para estar mais próxima dos fãs chineses e de acordo com Mad Joe, o vídeo ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações em 7 horas.
O Weibo é a rede social mais popular da China e configura-se como um 'micro-blog', no qual os usuários podem compartilhar fotos e vídeos.
@EmmaRaducanu is building her Chinese social media presence by launching an account on Weibo with a video message. Viewed over 1M times in 7 hours. Very fluent and expressive Mandarin, thanked the support from the fans, and wished to come to China to play in 2022. pic.twitter.com/AJvdXGORMz
— mad_joe (@madjoechina) September 16, 2021
Oportunidade de mercado
Com mais de 1 bilhão de habitantes, a China é o mais promissor e lucrativo mercado para marketing esportivo do mundo, de acordo com o jornal especializado Sport Business. Nos últimos anos, a federação local tem investido em ampliar a quantidade de torneios do circuito feminino pelo país, já são mais de uma dezena no calendário, para a promoção do esporte local. As mulheres chinesas possuem mais sucesso esportivo no tênis que os homens, atualmente, elas são 3 no top 100 da WTA.
O país tem em atividade Shuai Zhang, campeã do Australian Open nas duplas em 2019. O país também tem a segunda maior tenista de toda a Ásia, Na Li, que foi vice-líder da WTA e dona de 2 títulos do Grand Slam, que acabou desbancada como melhor do continente pela japonesa Naomi Osaka.