X

Cinco cuidados que devemos ter ao praticar o tênis

Quinta, 09 de setembro 2021 às 21:48:49 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Fazer atividade física é uma das melhores formas de manter o corpo e a mente saudáveis, principalmente nos dias de hoje, nos quais a maioria das pessoas se alimentam com comidas pouco nutritivas ou tem um estilo de vida estressante.



Um dos esportes mais escolhidos é o tênis, pois se trata de uma disciplina divertida que traz múltiplos benefícios, como alto gasto calórico, aumento da coordenação motora e incremento da capacidade cardiovascular e respiratória.

No entanto, assim como acontece com qualquer exercício é preciso tomar alguns cuidados antes de pôr o corpo em movimento. Se além de fazer apostas esportivas você está decidido a praticar tênis, neste artigo lhe explicamos o que deve ter em conta antes de jogar.

Cinco cuidados para a prática do tênis
Quer desfrutar deste esporte sem riscos? Confira estas recomendações que ajudam a deixar suas partidas de tênis mais seguras.

Hidrate-se de forma adequada
Manter uma boa hidratação é fundamental ao momento de praticar qualquer tipo de disciplina que requer esforço físico.

O ideal é consumir água antes, durante e depois do treino para que o organismo esteja preparado para funcionar de forma correta enquanto se produz a atividade e tenha as reservas necessárias quando o exercício acabar.

Invista tempo no aquecimento
Qualquer tipo de prática esportiva representa para nosso corpo um desgaste adicional ao habitual. Portanto, antes de entrar na quadra é imprescindível fazer um aquecimento adequado.

Aquecer o corpo ajuda a preparar o atleta e a prevenir lesões que podem impossibilitar a prática futura por vários meses.

Lembre-se que há dois tipos de aquecimento: o geral e o específico. O geral acondiciona o organismo com movimentos gerais, ou seja, que preparam grandes grupos musculares sem enfatizar em nenhum deles.

O específico faz ênfase em partes individuais. No caso do tênis, os braços, os ombros e as mãos são as áreas mais trabalhadas.

Utilize protetor solar
Quando jogam partidas de tênis ao ar livre, os atletas estão expostos durante várias horas aos raios de sol.

Para evitar queimaduras, utilize protetor solar de fator alto ou muito alto e não se esqueça de se colocar um boné para proteger sua cabeça e sua testa.

Invista em equipamento de qualidade
Para jogar de forma mais confortável, evite economizar no equipamento esportivo. Invista em raquetes, cushion grips e overgrips de boa qualidade.

Jogar com um bom equipamento ajuda a diminuir o esforço do atleta e a minimizar o impacto direto nos ombros e nas mãos, possibilitando uma prática mais confortável e saudável do esporte.

Utilize a roupa adequada
Além de comprar raquetes de qualidade, é fundamental que invista em roupas especialmente desenhadas para a atividade esportiva. As peças com tecidos leves facilitam a transpiração e ajudam a manter a saúde da pele.

As munhequeiras e as testeiras absorvem o suor e evitam que ele ingresse nos olhos ou dificulte a aderência da raquete, facilitando a prática do esporte.

Por último, o calçado deve ser confortável e possuir uma excelente aderência ao chão da quadra, para evitar que o tenista escorregue ou sofra lesões nos tornozelos, calcanhares ou pés.

banner
banner