Por Gustavo Loio - Lançado em 1877, o mais tradicional torneio de tênis do planeta, Wimbledon, começa na segunda-feira oficialmente (com as chaves principais). E, nesta quinta-feira, dia 24, a IBM e o All England Lawn Tennis Club, parceiros há 32 anos, anunciaram novas tecnologias, nos aplicativos de Wimbledon e no site oficial da competição, que vão deixar os fãs do tênis ainda mais apaixonados pelo evento.
Esta edição, aliás, marcar o retorno do torneio ao AELTC desde 2019, uma vez que ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, Wimbledon não foi disputado. E, com as novidades anunciadas pela IBM, os milhões de torcedores ao redor do mundo vão desfrutar de diversos (e interessantíssimos) recursos tecnológicos.
- Por mais de 3 décadas a IBM ajudou a desenvolver e entregar experiências digitais inovadoras e envolventes para os fãs de Wimbledon. Devido à capacidade reduzida de receber pessoas presencialmente em Wimbledon neste ano, o envolvimento digital é mais importante do que nunca e, ao aproveitar a inteligência artificial e as tecnologias de nuvem híbrida, os fãs podem acessar as experiências a que estão acostumados, não importa onde assistam ao torneio – explica Kevin Farrar, Líder da Parceria Esportiva do Reino Unido da IBM UKI.
Como não poderia deixar de ser, as novidades foram muito bem-vindas pelo AELTC:
- Estamos absolutamente satisfeitos por lançar essas inovações importantes em parceria com a IBM para aprimorar ainda mais a experiência digital para os fãs de Wimbledon. Sabemos que o tênis pode ser um esporte desafiador para seguir e entender, especialmente para aqueles que não o acompanham o ano todo, e é por isso que, ao criar esses três novos recursos, IBM Power Rankings, Pre-Match Insights e Recomendações e destaques personalizados, esperamos que seja mais fácil para os fãs saberem quem devem seguir e aproveitar ao máximo sua experiência conosco – destaca Alexandra Willis, Diretora de Comunicações, Conteúdo e Serviço Digital do AELTC.
Para o torneio de 2021, a IBM está apresentando três novas experiências aos fãs de Wimbledon, destacando o foco da empresa em dados, linguagem e automação.
Abaixo, as principais novidades:
IBM Power Rankings with Watson - Pela primeira vez, o AELTC usará uma análise do desempenho de jogador alimentada por IA e apresentada como uma tabela de classificação, que é atualizada todos os dias do torneio. O IBM Power Rankings se concentra no histórico de jogo mais recente de um jogador, combinando análise estatística avançada, processamento de linguagem natural IBM Watson e o poder da IBM Cloud para analisar dados de desempenho diário, mineração de comentários de mídia e medição do progresso do jogador, de torneio a torneio, jogo por jogo.
A partir dessas mesmas análises é gerada uma série de insights que incluem:
● Ones to Watch: visualização prévia do torneio de jogadores que subiram ou desceram significativamente na classificação;
● Upset Alerts: partidas em que o Power Rankings favorece o jogador com a classificação mais baixa;
● Likelihood to Win: O Power Rankings atribui uma probabilidade de vitória a ambos os jogadores antes da partida.
O IBM Power Rankings analisa dados estruturados e não estruturados por meio de um modelo de inteligência artificial que foi criado com o IBM Watson Studio para Cloud Pak for Data. O AutoAI no Watson Studio ajuda a obter pontuações com mais rapidez e precisão, criando automaticamente modelos de inteligência artificial e gerando canais que podem reduzir drasticamente as iterações e obter melhores previsões.
IBM Pre-Match Insights with Watson - Com base no sucesso do Match Insights with Watson, usado pela primeira vez durante o US Open 2020, as propriedades digitais de Wimbledon apresentarão um "fact sheet" Pre-Match Insights with Watson para cada partida simples no quadro principal. O conteúdo gerado pela IA exibirá informações a respeito dos jogadores para melhor informar os fãs sobre os detalhes atuais do desempenho dos tenistas antes de cada partida. Ele apresentará o IBM Power Rankings e gerará uma probabilidade de vitória antes do início da partida, antecipando o resultado antes mesmo de ocorrer o primeiro serviço.
O fact sheet também apresentará uma seção "Na Mídia" que o IBM Watson Discovery usa para criar um arquivo de notícias customizado e Processamento de Linguagem Natural (NLP) para extrair informações importantes sobre cada jogador de fontes de notícias confiáveis. Inclui uma seção "Por números", que usa tecnologias de inteligência artificial de código aberto, como Natural Language Generation (NLG), para traduzir estatísticas históricas do jogo em insights sobre o jogador, bem como o IBM Decision Optimization, que permite selecionar o conhecimento a ser mostrado para os fãs.
Sobre Gustavo Loio
Jornalista formado em 1999 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação, já trabalhou com Gustavo Kuerten. E, também, nas redações da Infoglobo (O Globo, Extra e Época), do Diário Lance! e do Jornal O Dia, além do site oficial do Pan de 2007, no Rio.