Sempre aprendendo, mas sem copiar. Assim disse Novak Djokovic sobre Rafael Nadal no saibro. Os dois caminham para encontro na semifinal de Roland Garros. Nole se garantiu nas oitavas de final neste sábado após bater o lituano Ricardas Berankis, 93º, por 6/1 6/4 6/1.
"Sempre é bom pegar certos detalhes dos seus rivais. Rafa e eu temos estilos completamente diferentes assim que não trato de copiar seu jogo por nada em nenhum tipo de superfície. Tenho meu próprio estilo autêntico que desenvolvi ao longo dos anos, mas definitivamente quando vejo Nadal no saibro sempre há algo que se possa aprender. Me considero um estudante desse esporte. Sempre posso aprender algo não só dele, mas de qualquer jogador do circuito. Sempre costumo ter a mente aberta cada vez que vejo tênis".
Djokovic comentou sobre seu próximo rival o Lorenzo Musetti, de 19 anos, que joga seu primeiro Grand Slam: "Lorenzo é um jovem muito simpático. Treinamos muito. Nunca nos enfrentamos, mas aquecemos algumas vezes em Monte Carlo e outros torneios. Gosto muito de como joga. Tem muita potência tanto em seu forehand como no backhand. Pode jogar com efeito e inclusive subir uma ou outra vez à rede. É um jogador de saibro que se desenvolve bem, mas não só nessa superfície. Provavelmente seus melhores triunfos foram no piso duro, em Acapulco ganhou de nomes do naipe do Dimitrov. Já está preparado para lutar contra qualquer jogador. Será um rgande desafio para mim. Não tenho dúvidas que preciso tirar o meu melhor para vencer. Estou seguro que Lorenzo virá muito motivado e tentará jogar seu melhor momento de sua vida em uma das quadras principais".