Rafael Nadal, número dois do mundo, lamentou games ruins que mudaram o momento do jogo a favor do alemão Alexander Zverev. O espanhol caiu por um duplo 6/4 diante do rival nas quartas de final do Masters 1000 de Madri, na Espanha.
"Tinha a partida sob controle no começo, jogando bem nos primeiros seis games, provavelmente melhor que ele. No 4 a 2, sacando para 5 a 2, foi um desastre. Outro game ruim no meu saque com 30 a 0. Claro que jogar contra um dos melhores do mundo nessas circunstâncias, com essa velocidade de quadra é muito difícil ainda me sentir confiante. Tentei, mas foi difícil controlar o saque hoje. Ele foi muito bem", disse Nadal que perdeu a primeira em quatro jogos para Zverev no saibro e terceira seguida em oito jogos para o germânico.
"Sentimentos negativos, porque é um torneio importante para mim. É verdade que são as condições mais complicadas de todo o circuito de saibro, mas estou sempre muito animado para jogar aqui. Tenho dado passos à frente, mas quando você subir uma escada tem hora que dá pra dar um passo pra trás, e isso aconteceu hoje. Durante a semana tinha feito tudo muito bem, tanto nos treinos quanto nos jogos. Hoje as coisas começaram do mesmo jeito, mas no momento da verdade, em nos momentos em que teve que definir o primeiro set, a perspectiva da partida mudou completamente. Servindo por 5-2 fiz tudo errado, cometi vários erros e depois com 4-3 tive outra bola para quebrar e errei um forehand paralelo. Esta foi a chave do jogo. A partir daí, as condições ficaram mais favoráveis para ele. Esta é a verdade. Vou continuar trabalhando para não perder nos próximos dias. "
Sobre o nível dele hoje, Nadal comentou: "Não é que não tenha atingido o nível mínimo, é que estou jogando contra um tenista que com o seu serviço já te coloca em grandes dificuldades, servindo acima de 220, e em condições como estas tenho que ir devolver seis metros atrás. São condições em que tenho que dar o máximo de nível para vencer. Hoje foi um jogo diferente do Rublev, em que as condições eram mais favoráveis para mim: aqui o sentimento é de maior descontrole, quando se perde dá a sensação de que as coisas estão muito piores do que realmente estão."
"Foi uma semana em que houve muitas coisas positivas. Tenho me saído bem no treinamento. Estou saindo de Madri me sentindo bem em geral, mas com uma péssima sensação de ter feito um jogo como o de hoje. Acho que durante a maior parte do primeiro set fui melhor do que ele e esse é o lado negativo, sendo melhor do que ele naquele primeiro set perdi por 6-4. Isso é algo difícil de entender, e mais em mim, que se acontecer alguma coisa é o contrário, posso ganhar sets sendo inferior ao rival. Acho que em muitos momentos do primeiro set fui superior e, no entanto, devido a alguns erros injustificáveis nos momentos em que não foi necessário cometê-los, vou com um set abaixo e com uma perspectiva totalmente diferente: uma calvário me esperava e ele deu um passo adiante."