Rafael Nadal conversou com Alex Corretja logo após vencer o jovem compatriota Carlos Alcaraz e ainda celebrar em quadra os 18 anos do rival, a quem vê com um "futuro fantástico". Rafa ainda destacou os valores pessoais do jovem, que o levarão longe.
"Realmente é um dia especial. Nós todos sentimos falta disso. Competir, em qualquer esporte, sem a participação do público, se perde grande parte do que é o esporte. Por isso todos nós estamos muito felizes que vocês estejam aqui para nos ver. Muito obrigada", falou Nadal ao público na quadra Manolo Santana na Caja Mágica de Madri, que pela primeira vez está recebendo público graças a autorização das autoridades locais.
"Acho que a vitória em Barcelona me ajudou. Desde a vitória lá, as coisas foram melhorando aos poucos. Os treinamentos aqui foram bons. Hoje eu tive um jogo difícil, contra um jovem que vem forte como Carlos. A verdade é que ele tem um potencial enorme e a única coisa que ele precisa é de tempo", exaltou.
Nadal ainda elogiou o "fora de quadra" de Alcaraz: "Quero aproveitar e desejar tudo de bom a ele. Porque, para além de ser um grande tenista. É um menino que tem as coisas muito claras. Valores muito positivos, pra mim. E acho que nos dias de hoje essas são coisas que precisamos".
Questionado sobre a importância de se ter grandes valores, para além de ser um grande tenista e Rafa respondeu: "No fim de tudo, mais que qualquer coisa, na vida é mais importante que qualquer êxito, ser boa pessoa. quando uma pessoa tem valores, a humildade necessária, é mais fácil ir cumprindo as etapas necessárias. Desta forma, as etapas se cumprem com mais velocidade. Pois quando alguém tem a humildade necessária para saber o que tem que melhorar, mesmo que tenha muito sucesso, que é o caso do Carlos desde muito jovem, se tem a capacidade de ir treinar cada dia com a vontade de melhorar. Que ao final é a essência do esporte, ir treinar com a vontade de ser melhor. Acho que ele (Alcaraz) tem isso e, por isso, tem um futuro fantástico pela frente. Vamos confiar que assim seja", finalizou.