A australiana número 1 do mundo, Ashleigh Barty, segue embalada no saibro e alcançou sua 15ª vitória consecutiva no saibro ao bater a tricampeã do WTA 1000 de Madri, Petra Kvitova, 12ª, e encara a inspirada Paula Badosa, 62ª, por vaga na final.
Abrindo a programação da disputa feminina em Madri, Barty precisou de 1h50 para superar Kvitova em 6/1 3/6 6/3 tendo disparado seis aces contra cinco da tcheca, que cometeu duas duplas-faltas contra uma da australiana, que venceu 63% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 58% de aproveitamento de Kvitova.
A partida foi marcada por muita tática e bastante técnica por parte das duas tenistas, que a todo o momento buscaram controlar os pontos e buscar a definição, como ficou claro no match-point.
Route one to the semis!
— #MMOPEN (@MutuaMadridOpen) May 5, 2021
🇦🇺 @ashbarty defeats three-time #MMOPEN champion Kvitova 6-1, 3-6, 6-3 and will now take on Paula Badosa for a place in the final. pic.twitter.com/FP9UwPdNkK
Esta foi a 15ª vitória consecutiva de Barty no saibro vermelho. Dona de três títulos na temporada (Yarra Valley, Miami e Stuttgart), a australiana soma vitórias em Roland Garros 2019, WTA de Stuttgart e Madri.
No início de abril deste ano, Barty disputou o torneio de Charleston, nos Estados Unidos, que é realizado no saibro verde conhecido chamado de "har thru". Neste torneio, ela acabou derrotada pela espanhola Paula Badosa, que será sua adversária na semifinal em Madri.
Jogando através de convite, Badosa segue surpreendendo na capital espanhola e superou a suíça Belinda Bencic, 11ª, após 1h51 de partida com placar de 6/4 7/5 tendo convertido cinco aces contra quatro da suíça, que cometeu cinco duplas-faltas contra três da loca, que venceu 81% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 61% de aproveitamento de Bencic.
A única partida entre Barty e Badosa no circuito profissional foi a em Charleston no início de abril este ano.