Campeãs das duas últimas edições de Roland Garros, respectivamente a australiana Ashleigh Barty, número 1 do mundo, e a polonesa Iga Swiatek, 17ª, tiveram vitórias tranquilas na estreia do WTA 1000 de Madri, na Espanha.
Vindo embalada pelo título em Stuttgart, na Alemanha, Barty não tomou conhecimento da americana Shelby Rodgers, 43ª, e fechou a disputa em 6/2 6/1 após 59 minutos de disputa tendo disparado os oito aces da partida e vencido 93% dos pontos jogados com seu primeiro serviço, perdendo apenas dois pontos neste fundamento o jogo todo, contra 48% de aproveitamento de Rodgers, que cometeu a única dupla-falta do jogo.
Na segunda rodada, Barty encara a qualifier eslovena Tamara Zidanesk, que venceu a lucky-loser taiwanesa Su-Wei Hsieh em 6/2 6/4.
As duas tenistas nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Swiatek soberana
Já a jovem polonesa Iga Swiatek, 17ª, ficou um pouco mais em quadra 1h06, mas superou com bastante tranquilidade a americana Alison Riske, 27ª, em um duplo 6/1 tendo disparado os cinco aces da partida, cometido quatro duplas-faltas contra quatro da americana, venceu 53% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento da polonesa.
Na segunda rodada Swiatek encara a alemã Laura Siegmund, 59ª, que venceu o duelo entre qualifiers contra a ucraniana Kateryna Kozlova, 137ª, com placar de 6/4 6/2.
Swiatek e Siegmund nunca se enfrentaram no circuito profissional.