Presidente da Associação dos Tenistas Profissionais, o italiano Andrea Gaudenzi confirmou que está articulando a inserção de um novo Masters 1000, na grama. Seria o primeiro na superfície na história dos nove eventos que só perdem para os Grand Slams.
As competições estudadas seriam ou Halle, na Alemanha, ou Queen´s, em Londres, ambos que ganharam nos últimos anos o status de 500 (antes eram ATPs 250), e são os maiores eventos preparatórios para Wimbledon. Gaudenzi deixou no ar que a possibilidade maior seria para a Inglaterra.
Dos nove Masters 1000, três são no saibro e seis no piso duro, sendo um deles no coberto. A série de torneios foi instaurada em 1990 quando se chamavam Super 9.
"Pessoalmente eu gosto do conceito de ter um Masters 1000 na grama na semana de Queen´s e Halle. É algo que propus aos membros de diretores da ATP", disse Gaudenzi ao jornal The Times: "Eu gosto do conceito de um Masters 1000 forte na preparação para Wimbledon. Temos um Grand Slam na grama, mas não temos um Masters 1000. Obviamente seria discutido por todos, mas poderia ser uma maneira de trazer um grande evento para a Grã-Bretanha".
No meio da última década, a grama ganhou uma semana a mais no calendário, mas esse ano, por conta do adiamento de Roland Garros, ficou mais espremida, apenas com Stuttgart, na Alemanha, mantendo sua data original sendo disputado junto com a segunda semana no saibro parisiense.