Rafael Nadal, número três do mundo, não gostou nada de sua atuação nesta sexta-feira na derrota para o russo Andrey Rublev, pelas quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo. Ele caiu por 6/2 4/6 6/2 após 2h32min.
Leia Mais:
Blog - Nadal perde para ele mesmo ou Rublev foi um monstro ?
Irreconhecível, Nadal é eliminado
"Perdi uma oportunidade de começar a temporada de saibro em uma boa forma. Mas não é hora de reclamar".
"Por alguma razão, tive problemas com meu saque. Hoje foi um daqueles dias em que meu serviço foi um desastre", isse Nadal se referindo que esse fator impactou em seu jogo como um todo. Rafa perdeu sete games de saque e só nos dois primeiros cometeu quatro duplas-faltas: "Servindo assim, dá tudo errado porque o saque afeta todo o jogo. Você só pensa em colocar o saque dentro e isso te faz pensar só nisso e não nos pontos. Você não pode esperar vencer um jogador como Rublev perdendo meu saque tantas vezes. Portanto, é impossível vencer. Ele tem jogado muito agressivo, tem se saído muito bem. Estou feliz por ele porque ele é um menino muito bom".
"Para toda a minha carreira, este foi um torneio importante e é triste perder aqui. Perdi a oportunidade de começar a temporada no saibro da maneira certa, mas é assim que as coisas são. Não é hora de reclamar. A única coisa que posso fazer é ir para Barcelona e continuar trabalhando e treinando. Também cometi muitos erros com meu backhand. Coisas pequenas que são difíceis de explicar".
"Combinação mortal, jogue mal e diante de um grande jogador. Quando isso acontece, você perde. Isso me preocupa o suficiente. É uma derrota que não é positiva e é um jogo em que não joguei bem. Foi um dia ruim. Ele vinha treinando bem, então não é produto de sentimentos ruins, o que seria preocupante, mas foi uma combinação de circunstâncias. É um problema isolado e espero poder jogar ao mais alto nível em Barcelona. Tenho que analisar várias coisas que deram errado, mas, dito isso, ainda estava lá. Vamos trabalhar e analisar bem as coisas. Não há outra maneira de melhorar. O próximo mês é importante e sei quais são os meus objetivos. Hoje foi um dia para esquecer, no meu caso."
"Várias coisas. Um, sacar normal. Estava apenas esperando o saque e isso me remete a todo o meu jogo. Só saquei pensando em botar em quadra. Isso é um problema. Hoje, não sei por que, meu serviço funcionou muito mal. Vou analisar o que aconteceu. Não encontro um significado claro. Vou trabalhar o saque para que isso não volte a acontecer comigo. Depois disso, as condições ficaram mais pesadas do que o normal. Minha bola, outros dias, fazia muito estrago, hoje nem tanto. Ele está confiante em sua batida e minha bola não coube muito em sua raquete. Era muito confortável. O último, com meu backhand, fiquei sem confiança. Não senti como se meu backhand o machucasse. Quando a cruzada abria, ele não conseguiu abrir. Não joguei bem, e isso resume tudo."
Nadal evitou culpar a inatividade de quase dois meses para a derrota: "Não há necessidade de procurar uma explicação nisso. Senti-me preparado e fiz uma boa preparação. Eu me senti capaz de vencer este torneio. Depois, não foi mais assim. Tive um dia ruim. As condições hoje foram um pouco mais difíceis para mim e ele foi melhor do que eu na maior parte do jogo. Tenho que melhorar as coisas que fiz de errado hoje para aspirar ao que devo aspirar."