Depois de adiar com muita antecedência a realização do fase final do grupo Mundial da Copa Davis em 2020 em razão da pandemia da COVID-19, a Federação Internacional de Tênis (ITF) e a Kosmos Tennis anunciam disputa em três sedes.
Leia mais:
Dúvidas e incertezas financeiras colocam em risco a Copa Davis
Kosmos tenta mudar formato da Copa Davis para aumentar público
De acordo com a divulgação, as 18 nações que iniciarão a disputa do Grupo Mundial em novembro deste ano, serão divididos em três sedes: Turim, na Itália, Innsbruck, na Áustria, e Madri, na Espanha.
As mudanças de formato foram aceitas pela ITF e cada cidade sede receberá a disputa de dois dos seis grupos da fase final do torneio.
Em Madri, a competição deixa a tradicional Caja Mágica e será disputada na Madrid Arena de la Casa de Campo. Já em Innsbruck o espaço escolhido para o evento é o Olympia-Halle e em Turim será na Arena Pala Alpitour.
A iniciativa deve ter ocorrido em razão do prejuízo econômico que a Kosmos Tennis sofreu na edição 2019 da competição a mantendo unicamente em Madri. E a manutenção da capital espanhola se deve ao contrato assinado pela empresa com a autarquia municipal para a realização do evento em duas oportunidades.
"Estamos muito entusiasmados por levar as finais da Copa Davis para Innsbruck e Turim", disse o diretor das Finais da Copa Davis o ex-tenista espanhol Albert Costa. "Ambas as cidades apresentaram propostas impressionantes que não só prometem uma experiência de classe mundial para jogadores e torcedores, mas também incluem medidas rigorosas para garantir a saúde e segurança de todos os participantes. Foi importante encontrar duas cidades europeias com boas ligações a Madrid, com condições de jogo semelhantes, para proporcionar uma transição suave aos jogadores que viajam de outras sedes. Com a confirmação dos três locais, já estamos trabalhando duro para oferecer o melhor evento possível em 2021", pontuou.
A organização do evento e a distribuição das equipes e fases ficará da seguinte maneira:
Madrid Arena, Madri (ESP)
Grupo A: Espanha, Federação Russa de Tênis (RTF), Equador
Grupo B: Canadá, Cazaquistão, Suécia
Quartas de final: Vencedor do Grupo A vs vice-campeão do grupo; Vencedor do Grupo B x vice-campeão do grupo
Semifinais e Final
Olympia-Halle, Innsbruck (AUT)
Grupo C: França, Grã-Bretanha, República Tcheca
Grupo F: Sérvia, Alemanha, Áustria
Quartas de final: Vencedor do Grupo C x Vencedor do Grupo F
Pala Alpitour Arena, Turim (ITA)
Grupo D: Croácia, Austrália, Hungria
Grupo E: EUA, Itália, Colômbia
Quartas-de-final: Vencedor do Grupo D x Vencedor do Grupo E
Don’t Stop. Evolve
— Davis Cup (@DavisCup) April 12, 2021
🎾 3 cities, 11 days, 18 national teams
🏆 Davis Cup Finals 2021 #DavisCupFinals pic.twitter.com/LqZzjsPksS