A tenista colombiana Maria Camila Osoro Serrano fez história neste domingo ao conquistar o WTA 250 de Bogotá, na Colômbia, torneio no saibro com premiação de US$ 235 mil. Aos 19 anos ela se tornou a mais jovem do país a levantar um caneco.
Serrano superou a eslovaca Tamara Zidanszek, cabeça de chave cinco, por 5/7 6/3 6/4: "Foi uma semana irreal pra mim. Ainda não posso acreditar no título", disse a tenista após vencer a batalha de 2h48min, a final mais longa da temporada até aqui.
"Joguei uma partida muito boa contra a Tamara e não sei como virei a partida. Perdi o primeiro set e estava um pouco presa, não sei como venci", seguiu a 180ª do mundo, de pior ranking a vencer um WTA desde a russa Margarita Gasparyan, 299ª, em Tashkent , no Uzbequistão , em 2018. Campeã juvenil do US Open em 2019, a colombiana é a quarta abaixo dos 20 anos a vencer um WTA na temporada igualando Iga Swiatek (Adelaide), Clara Tauson (Lyon), e Leylah Fernandez (Monterrey) . Ela é a terceira colombiana a vencer em casa igualando Fabiola Zuluaga e Mariana Duque Marino.