Depois de bater Stefanos Tsitsipas, segundo favorito e quinto do mundo, Hubert Hurkacz, 37º, voltou a surpreender nesta sexta-feira e garantiu vaga inédita na final de um Masters 1000, no torneio de Miami, nos Estados Unidos, sobre o piso duro.
O polonês derrotou o oitavo do mundo e quarto favorito, o russo Andrey Rublev, por 2 sets a 0 com parciais de 6/3 6/4 após 1h27min de duração.
Rublev veio como o maior vencedor do ano com quartas no Australian Open, título em Roterdã, na Holanda, e o mais favorito nas semis após quedas de Tsitsipas, Daniil Medvedev e Alexander Zverev.
Mas Hurkacz, patinho feio das semis, logo abriu 5 a 1 com seu potente saque e golpes do fundo. Rublev devolveu uma das quebras, abriu 0 a 30 no nono game, mas bons serviços deram ao polonês a virada e o primeiro set em 6/3.
Hurkacz conseguiu uma quebra de vantagem no segundo set e sacou para o jogo em 5 a 4 e após salvar três break-points fechou com winner no contra-pé, de direita.
Ele encara o jovem italiano Jannik Sinner, 31º e de 19 anos, na final de domingo. O vencedor ganhará seu primeiro Masters 1000. Hurkacz é o primeiro polonês na final de um Masters desde 2012.