X

Projeto Tênis parra Todos de Paraisópolis chega em formato virtual

Segunda, 21 de dezembro 2020 às 21:02:25 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O projeto Tênis para Todos Paraisópolis, realizado em parceria com Escola Municipal Dom Veremundo Toth, localizada na segunda maior comunidade da cidade de São Paulo, está sendo levado aos alunos de 6 a 14 anos de forma virtual, devido à pandemia do COVID-19.



Essa foi a forma encontrada pelo Instituto Cades (Instituto Cidadania através do Esporte), gestor do projeto, para dar seguimento ao terceiro ano das atividades na escola em meio à paralisação das aulas escolares. Os professores do Cades gravam vídeos na própria escola, entregam ao professor de Educação Física da escola, que inclui o material na rotina educacional de cada turma e envia aos alunos.

“Usamos materiais simples, como cone e bolinha, por exemplo, que podem ser adaptados em casa com garrafa pet e bolinha de papel. Também pensamos no espaço. Sabemos que a maioria dos alunos não muito espaço em casa, então procuramos trabalhar sempre em 2 ou 3 metros. Dessa forma, estamos conseguindo levar as atividades até os alunos, através de vivências que insiram as habilidades de cada um deles. Estamos iniciando o terceiro ano do projeto e já temos uma boa noção de onde estão e como estão os nossos alunos”, explicou Joaquim Calmon, o Joca, um dos diretores técnicos do Cades e que faz parte do projeto.

 

A resposta dos alunos tem sido muito positiva. “Estamos tendo uma boa devolutiva. Os alunos estão participando das atividades, gravadas também em vídeos pelo YouTube, e estamos satisfeitos com as respostas. Nesse  novo momento, estamos exercitando também a nossa criatividade, usando ferramentas novas, tentando na medida do possível  ensinar e  promover o aprendizagem até que a rotina escolar volte ao normal”, avaliou Joca.

O Tênis para Todos Paraisópolis foi implantado em março de 2018 na comunidade e está em sua terceira edição, sendo realizado pelo Cades, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Banco Itaú, Rede, Sul América e Credit Suisse, com aulas de Pré-Tênis (iniciação esportiva para crianças) com foco na inclusão social. No primeiro ano do projeto, o Tênis para Todos Paraisópolis atendeu 540 crianças. Na segunda edição já foram 612 atendimentos.

banner
banner