Por Fabrizio Gallas - Uma boa notícia para o Beach Tennis. O mineiro radicado em Santa Catarina, Jeferson Pinto, é o presidente do novo Comitê de Beach Tennis da COSAT, a Confederação Sul-Americana de Tênis.
A informação veio em primeira mão pelo novo podcast do esporte do Globoesporte.com comandado por Narck Rodrigues e o jornalista Maurício Noriega. O Tênis News entrou em contato com Jeferson que comanda o departamento do esporte da Confederação Brasileira de Tênis e é membro da Comissão da Federação Internacional de Tênis.
A ênfase será na criação de um circuito juvenil para o Beach Tennis para a América do Sul: "Brasil, Venezuela e Equador têm muito a contribuir com o desenvolvimento do Beach Tennis na América do Sul. Venezuela já foi campeã mundial juvenil, Brasil soma vários vice-campeonatos. Podemos mostrar aos outros países o modelo de desenvolvimento do esporte e ajudar na contribuição", disse.
"As decisões finais serão todas da COSAT, nós do Comitê vamos votar as diretrizes, apoiar o que for necessário e dar/enviar sugestões em prol do desenvolvimento do esporte no continente", seguiu: "É um momento muito importante. Quero agradecer ao apoio de Ivan Machado, gerente geral da COSAT, se empenhou bastante na criação desse Comitê junto ao presidente Camilo Perez. Fiz várias reuniões com o Ivan e entendeu que o esporte merecia esse apoio na América do Sul".
Cada um dos dez países filiados ao COSAT terá seu membro responsável no esporte no Comitê. Na Argentina será Fernando Vilches, na Bolívia será Ricardo Aguirre, no Chile será Rodrigo Salamé, na Colômbia ficará com Ceferino Ochoa, no Equador ficará com Carlos de Tomaso, no Paraguai com Madeleine Madelaire, no Peru com Deiwy Tragodara. No Uruguai o comandante será Rafael de Soto e na Venezuela com Pedro Roncal.
A ideia é que os torneios juvenis comecem por duas etapas no final de janeiro. O aumento de casos do COVID-19 impediu que torneios profissionais ITF em janeiro fossem realizados no Brasil e a previsão ficou para março.