A paulistana Beatriz Haddad Maia, ex-top 50 e atual 378ª da WTA, se garantiu nas quartas de final do ITF 15 mil de Funchal, na Ilha da Madeira em Portugal, após uma semana de descanso da sequência de cinco torneios e quatro finais, com três títulos no país.
Cabeça de chave três no torneio da Madeira, Bia precisou de 1h22 para superar a espanhola Lucia Cortez Llorca, 645ª, em 6/2 6/1 tendo vencido 86% dos pontos jogados com seu primeiro serviço perdendo apenas quatro pontos em todo o jogo neste fundamento, contra 56% de aproveitamento da espanhola, que converteu o único ace da partida e cometeu seis duplas-faltas contra três da brasileira.
Bia maia encara agora a norte-americana Alexandra Yepifanova, sem ranking, que furou o quali e bateu a britãnica Emily Appleton em 6/1 7/6 (4).
Sexta favorita na disputa, a carioca Ingrid Gamarra Martins, 504ª, precisou de 1h48 para superar a holandesa Eva Vedder, 592ª, em 7/6 (4) 6/4 tencon convertido um ace contra seis da holandesa, que disparou nove duplas-faltas contra quatro da brasileira, que venceu 61% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 64% de aproveitamento da holandesa.
Por vaga na semifinal, Ingrid Martins encara outra holandesa, Lexie Stevens, 623ª, que bateu a suíça Tess Sugnaux em 6/2 6/4.
Bia e Ingrid disputam ainda hoje a partida de quartas de final da chave de duplas.