A campeã do Australian Open, a norte-americana Sofia Kenin, sexta da WTA, está pela primeira vez na carreira na semifinal de Roland Garros após bater a compatriota Danielle Collins, 57ª, com direito a pneu e encara Petra Kvitova, 11ª.
Kenin entrou em quadra para disputar pela primeira vez na carreira as quartas de final de um torneio no saibro e precisou de 2h para fechar o placar em 6/4 4/6 6/0 tendo convertido um ace contra dois de Collins, que cometeu oito duplas-faltas contra quatro de Kenin, que disparou 37 bolas vencedoras e cometeu 26 erros não-forçados contra 34 erros e 22 bolas vencedoras de Collins.
Garantida na semifinal de Roland Garros pela primeira vez na carreira, Kenin encara a tcheca Petra Kvitova, que superou a alemã Laura Siegmund em 6/3 6/3. Kvitova e Kenin se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, ambas foram vencidas pela tcheca, incluindo a última em sets diretos no saibro de Madri em 2019.
O jogo
A partida começou com Collins trabalhando melhor em seus games de serviço e Kenin perdendo pontos em seus games. Ao entender a tática de Collins, que incluía estar mais preparada para suas deixadas, a campeã do Australian Open passou a alongar trocas e diminuir o uso de deixadas, arriscando na devolução de saque e entrando em quadra para trabalhar com backhand. Assim, teve chance de quebra no terceiro game, quebrou no quinto e voltou a forçar Collins a salvar breakpoint no sétimo game e fechou o set sem ser ameaçada.
Na segunda etapa, Collins conseguiu impor parte de seu jogo buscando as linhas. Assim, as duas trocaram quebras entre o quinto e sexto game e empatou a partida.
No terceiro set, Kenin abriu 5/0, viu a rival pedir atendimento médico, tentar reagir e ter breakpoint, mas viu Kenin fechar sólida a partida.