Aos 23 anos, a número 1 da Argentina e 131ª da WTA, Nadia Podoroska, fez história ao superar a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, 161ª, após 1h31 e placar de 6/3 6/2 e se garantir nas oitavas de final de Roland Garros pela primeira vez em sua carreira.
Medalha de ouro no Pan-Americano de Lima (2019), Podoroska está jogando pela primeira vez na carreira a chave principal de um torneio do Grand Slam e após a partida comentou o momento: "Isso é um sonho realizado. Todas as experiências que estou vivendo são inéditas pra mim. Esta é a primeira vez que jogo a chave principal em Roland Garros, cada vitória me dá confiança. Este é um torneio maravilhoso, mas eu não esperava esses resultados".
Podoroska é a primeira tenista sul-americana a chegar às oitavas de final de um torneio do Grand Slam em simples desde a também argentina Gisela Dulko, que também fez quartas em Roland Garros em 2011.
Apesar do feito, Nadia Podoroska prefere manter os pés no chão: "Quero ir passo a passo, ver o que fiz bem e o que tenho para melhorar. Pra mim todas as experiências são boas, mas é preciso ter calma. eu não me deslumbro. Minha ideia é continuar como estou e ver até onde posso ir", comentou ela após vencer Schmiedlova que era a sensação do torneio tendo superado pelo caminho nomes como Venus Williams e Victoria Azarenka.
Na próxima rodada do torneio, Podoroska encara a vencedora do duelo entre a tcheca Barbora Krejcikova e a búlgara Tsvetana Pironkova, semifinalista do US Open.