A bielorrussa Victoria Azarenka teve uma das maiores demonstrações de caridade e empatia vistas nas quadras de tênis na temporada 2020, ao socorrer e consolar a jovem russa Daria Kasatkina, sua rival nas oitavas de final do WTA Premier de Roma, na Itália.
Vika Azarenka vinha de vitória sólida sobre a norte-americana Sofia Kenin, e sofria em um jogo brigado contra Dasha Kasatkina, que acabou sofrendo uma torção no tornozelo direito, caiu em quadra e viu a rival se encarregar de seus primeiros socorros.
A partida entre a bielorrussa e a russa já era mais longa que a partida anterior de Azarenka, mas chegava ao tiebreak do primeiro set quando o incidente ocorreu. Rapidamente, a bielorrua ajudou a rival a tirar o tênis e buscou uma bolsa de gelo para colocar no local, enquanto o árbitro da partida, o brasileiro Carlos Bernardes, se aproximava para dar mais informações ao fisioterapeuta da WTA à caminho da quadra.
Azarenka teve o cuidado de limpar o saibro de Kasatkina que estava aos prantos (vídeo 1). Com história de lesões a russa percebeu que deveria abandonar a partida e acabou consolada por Vika diante de um novo revés físico (vídeo 2).
Após a partida, a bielorrussa foi questionada sobre o momento. "Sinto-me muito triste pela Daria, porque nós estávamos jogando um grande tênis. Ela é uma grande batalhadora, talentosa e sinto que todas as vezes que as coisas estão crescendo pra ela, acontece algo que interrompe", iniciou pontuando que sabe exatamente como a rival se sentiu no momento e desejou uma recuperação pronta para "vê-la em Roland Garros".
Azarenka revelou que ofereceu a rival seu apoio e de sua equipe técnica e em agradecimento, Kasatkina revelou que "ela é uma inspiração."
Compassion and camaraderie 💕@vika7 | #IBI20 pic.twitter.com/OvgX2RxD49
— wta (@WTA) September 18, 2020
Touching moment between two great competitors 🙏#IBI20 pic.twitter.com/bXorvyUKrx
— wta (@WTA) September 18, 2020