Apenas uma vitória separa dois jovens tenistas brasileiros do torneio de saibro mais charmoso do planeta. Nesta quinta-feira, os vencedores das finais do Roland-Garros Junior Wild Card Series by Oppo, torneio na categoria 18 anos, garantem a viagem para Paris para participar da seletiva para a versão juvenil Grand Slam francês.
A final femininina é entre a paulista Ana Candiotto e a carioca Isabela Mercante. Entre os garotos, o paulista Nicolas Zanelatto duela com o matogrossense Richard Gama. Os jogos serão no Iate Clube de Brasília, a partir das 9h, com transmissão ao vivo da BandSports, na TV por assinatura e no Youtube.
Nesta terça-feira, Candiotto desbancou a cabeça de chave número 1, a gaúcha Sofia Mendonça, vencendo com parciais de 6/1 e 6/2. Depois, Mercante também mostrou um ritmo avassalador para superar a catarinense Carolina Laydner por duplo 6/1.
"Estar na decisão deste torneio é uma experiência muito boa. Eu vinha treinando bem e estou feliz por voltar a competir, ainda mais em um torneio como este. Vou entrar amanhã para fazer o meu papel, aproveitar o jogo e dar o meu máximo, independentemente do resultado", declara Ana Candiotto, de apenas 16 anos.
"Para mim significa muito estar na final aqui deste torneio que vale vaga em Roland-Garros, que é o meu Grand Slam favorito. Fiz um jogo muito bom na semifinal, em que as bolas encaixaram muito bem. Para mim, estar na final é incrível", afirma Isabela Mercante, de 17 anos.
Na chave masculina, o cabeça de chave número 1, João Loureiro, também parou na semifinal. Ele perdeu para o matogrossense Richard Gama por 2/6, 6/3 e 6/1. Na outra semi, o paulista Nicolas Zanelatto, segundo cabeça, ganhou do paranaense Márcio Silva por 6/2 e 6/2.
"Estou muito feliz por estar jogando esse torneio e por ter a chance de disputar essa final, valendo a vaga em Roland-Garros. Desde pequeno, sempre foi o meu sonho jogar um Grand Slam. Foi um jogo bastante difícil na semifinal e pretendo manter o foco para disputar a decisão", frisa Richard Gama.
"É uma oportunidade incrível chegar à final e ter a chance de ir para um Grand Slam, que é o sonho de todo tenista. Tenho vindo bem até aqui na competição, mas com certeza será uma partida muito difícil na final", prevê Zanelatto.
Os campeões do Roland-Garros Junior Wild Card Series by Oppo ganham uma viagem para a França, onde irão participar de uma seletiva com os vencedores da mesma competição na Índia e no México. Deste triangular sai o classificado para a chave principal do Grand Slam juvenil.
Com a realização liberada pelo Decreto Nº 41.150/2020 do Distrito Federal, a competição é realizada em conformidade com as recomendações sanitárias vigentes e adota uma série de medidas restritivas em relação ao coronavírus. Além da testagem obrigatória de atletas, árbitros e funcionários do evento para Covid-19, a competição não conta com público presente. Também é obedecido um cronograma de horários, para que apenas jogadores envolvidos com suas partidas estejam presentes no clube, entre outras medidas indicadas para os tenistas.
O Roland-Garros Junior Wild Card Series by Oppo é realizado desde 2015, em uma parceria entre a Federação Francesa de Tênis (FFT) e a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). O evento conta com o apoio local da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal e da Federação Brasiliense de Tênis.
Ordem dos jogos na quinta-feira
Finais
9h - Ana Candiotto vs. Isabela Mercante
A seguir: Nicolas Zanelatto vs. Richard Gama