X

IPG mantém apoio psicológico às crianças e famílias

Segunda, 15 de junho 2020 às 12:04:17 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Com atividades interrompidas há quase três meses devido à pandemia do novo coronavírus, o Instituto Próxima Geração não parou de interagir com mais de 100 jovens tenistas que integram seu projeto social.



O departamento de Psicologia do IPG tem feito contato permanente com as crianças e suas famílias para manter a motivação e procurar detectar focos de ansiedade exagerada durante o isolamento social.

"Durante a quarentena, a equipe do Instituto entende que, ainda que não possamos manter as atividades da mesma forma, é importante que as crianças e jovens sintam que o IPG continua existindo e que ele seja o 'cimento' que mantém unido o grupo", explica a psicóloga Sandra Menezes. "É essencial fixar em cada um deles o sentimento de pertencimento do Instituto Próxima Geração".

O setor de Psicologia do Instituto procurou então abrir um espaço virtual para que houvesse interação constante. "Como uma organização comprometida a apoiar esses jovens, abrimos um veículo para que pudéssemos ouvi-los. Havia uma grande preocupação de como estaria o nível de ansiedade, convivência familiar, tempo ocioso, falta de contato e troca pessoal. Temos visto que essa situação tem elevado bastante sintomas depressivos, indolência, irritabilidade, tristeza e falta de perspectiva. Esse canal virtual permite para que todos possam discutir, falar, desabafar!".

O departamento, através de Sandra Menezes e Lucas Asnis, promove os encontros para avaliação global de cada família. "Durante um bate-papo online de uma hora e meia, levantamos aspectos emocionais durante esse cenário de pandemia, como por exemplo se as famílias estão conseguindo se sustentar financeiramente, se o ambiente em casa está tranquilo emocionalmente e como estão lidando com as distâncias e isolamento. Percebemos que as crianças têm levado de forma positiva este período, mantendo-se ativas e fortes. O vínculo continua forte e significativo e temos recebido bons feed-backs dos atletas, que mantém o que o esporte ensinou dentro de suas vidas!", enfatiza Sandra.

Com apoio do banco BV, o Instituto também segue na entrega mensal do cartão-alimentação às famílias dos estudantes como forma de minimizar o impacto social e financeiro da pandemia.

O Instituto Próxima Geração é tem parceria com o banco BV e apoio da Wilson. O projeto Próximos Campeões, criado pelo ex-profissional Mauro Menezes em outubro de 2018, oferece aulas gratuitas de tênis a estudantes da Zona Oeste de São Paulo, contando com a coordenação geral de Douglas Santana. O site oficial é o institutoproximageracao.org.br.

banner
banner