X

Vajda revela obssessão de Djokovic por derrotar Nadal em Roland Garros

Segunda, 08 de junho 2020 às 11:07:34 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Marian Vajda, treinador do número 1 do mundo, Novak Djokovic, revelou ao site sportskeeda que seu pupilo tinha uma obssessão por derrotar Rafael Nadal em Roland Garros, fato que ocorreu nas quartas de final em 2015, mas caiu na final.



"Para Novak foi duríssimo perder a final contra o Stan Wawrinka (em 2015). Lembro como um dos momentos mais amargos de sua carreira, estava terrivelmente frustrado porque vinha de ganhar de Nadal e esse era o grande objetivo perseguido durante muito tempo", disse o treinador do jogador que venceu em seguida quatro Majors seguidos: "Uma oportunidade como aquela era impensável, pensava que não voltaria a ter igual, por sorte ganhou o torneio no ano seguinte".  

Curiosamente, Vajda disse que o saibro sempre foi o piso preferido do jogador: "A superficie favorita de Novak sempre foi o saibro e de fato seu primeiro torneio ATP vencido foi nesse piso (Amesfoort, na Holanda, em 2006). Foi adaptando seu tênis para quadras duras e grama mesmo que com o tempo colocou seu empenho em derrotar o Rafa na terra batida. Seu máximo objetivo era derrotá-lo em Paris e eu, como treinador, tive que buscar adaptações em seu jogo para causar dano ao Rafa, jogador mais poderoso que já vimos no saibro".

"Para o Novak era difícil acelerar a bola e impôr seu ritmo diante de Nadal cujos golpes de spin cortavam espaço. Depois de estudar muito ele, decidimos que a única maniera de fazer frente aquilo era sendo muito mais agressivo com o backhand, entrar em quadra e assumir os riscos. Teriaque tentar encurtar os pontos".

Vajda confessou a perda de concentração de Nole após aquela vitória: "O alívio e alegria foram tantos que perdeu um pouco a concentração, dava por feito que ganharia o torneio depois daquilo. Mas Stan mereceu o triunfo, jogou muito bem".

banner
banner