A jovem tenista Coco Gauff compartilhou nas redes sociais um vídeo com o discurso aos manifestantes do movimento que pede o fim da violência policial e o racismo nos Estados Unidos. Aos 16 anos, a tenista luta para conscientizar os amigos sobre o movimento.
"Eu passei os últimos dias tentando ensinar meus amigos mais próximos sobre nossa luta e o nosso movimento", inicia a jovem. "Nós precisamos tomar ação, porque em suas mãos estão o meu futuro e o futuro dos meus irmãos", segue sobre aplausos.
Como já havia se expressado nas redes sociais, a tenista pede que os manifestantes, "independente do seu tamanho", utilizem suas vozes e plataformas (digitais e reais) para falar sobre o tema. "Eu vi o Senhor King [em referência ao ativista do movimento negro dos anos de 1960 Martin Luther King Jr] dizer: 'O silêncio das pessoas boas, é pior que o grunido das más'. Então, nós não podemos ficar em silêncio! Porque se escolhermos o silêncio, eles vencem".
"Nos últimos dias eu ouvi muitas coisas e uma coisa que eu ouvi foi: 'Isso (racismo) não é problema meu'. Mas deixa eu te dizer, se você escuta música negra, se você tem uma cultura negra, se você tem amigos negros, esta também é a tua luta! Não é o seu trabalho, nem seu dever. Não abra sua boca pra usar minha cultura, se você não se importa com o que aconteceu com George Floyd. Misturar essas duas coisas não faz sentido", pontuou.
Coco Gauff recorda que o movimento não é "apenas" pelo que aconteceu com Floyd, mas pelo que vem acontecendo há muitos anos. A tenista nomeia diversos negros mortos nos últimos anos por forças policiais.
Confira o discurso da tenista:
My speech at the peaceful protest in my hometown of Delray Beach, Florida. #blacklivesmatter pic.twitter.com/Jeyswzt7n5
— Coco Gauff (@CocoGauff) June 4, 2020