O primeiro-ministro da França, Edouard Philippe, revelou na terça-feira que a estratégia para sair da contenção decidiu combater o Covid-19. O tênis poderá voltar a ser praticado a partir do dia 11.
Apenas esportes individuais e ao ar livre foram autorizados a partir de 11 de maio ainda pendente confirmação do governo em novo update no dia 7. Os esportes em grupo como o futebol estão proibidos. Os eventos esportivos com mais de 5 mil pessoas só poderão ser realizados a partir de setembro inviabilizando o seguimento do campeonato francês de futebol e travando uma batalha com a UEFA para o seguimento da Liga dos Campeões onde tem o PSG nas fases finais.
O torneio de Roland Garros está previsto para 27 de setembro.
A estratégia do governo é evitar uma segunda onda da pandemia do coronavírus que já matou mais de 23 mil pessoas no país e contaminou mais de 160 mil.
"Será possível, em dias ensolarados, praticar uma atividade esportiva individual ao ar livre, obviamente respeitando as regras de distanciamento social", afirmou o primeiro-ministro: "Não será possível, nem praticar esportes em locais cobertos, nem esportes coletivos ou de contato. "
O fim do desconfiança, no sentido estrito, ainda não é certo. "Se os indicadores (de saúde) não estiverem presentes, não iremos flexibilizar em 11 de maio".