A organização do Masters e WTA Premier de Madri confirmou novos quatro nomes para a disputa virtual das chaves do torneio no jogo de videogame "Tennis World Tour" para Playstation 4. Os confirmados são a ex-número 1 Victoria Azarenka, Madison Keys, Fabio Fognini e Gael Monfils.
Vice-campeã em Madri nas edições 2012 e 2011, a bielorrussa Victoria Azarenka comentou o desafio aceito neste novo formato de competição, onde trocará a raquete por um controle: ""Estou muito feliz de jogar o Midri Open Virtual Pro e de ter a oportunidade de competir contra alguns de meus companheiros virtualmente", comentou via comunicado oficial emitido pelo torneios.
"Está é uma ideia muito boa para manter alguma coisa de competição em nós estes dias e espero que todos os que nos vejam se divirtam", seguiu a ex-número 1 do mundo.
Já a vice-campeã do US Open em 2017, a norte-americana Madison Keys também disse estar "muito feliz" em disputar a competição e agregou: "É uma grande maneira de nos juntar aos jogadores e competir, mesmo que seja online, pois estamos em casa".
Já o 11º da ATP, o italiano Fabio Fognini pontuou que tem "muita curiosidade" sobre como será o torneio online, mas está focado em buscar o título: "Tentarei dar tudo de mim para ganhar, mas já estou sabendo que alguns dos meus colegas são muito bons e já estão treinando. Vamos ver quem será o campeão", pontuou elogiando a ideia da organização do torneio.
Nono do mundo, o francês Gael Monfils abriu a temporada 2020 em grande ritmo com os títulos em Montpellier e Roterdã e foi um dos que teve a performance paralisada em razão da crise da COVID-19.
Porém, nem tudo é negativo, fã de games, Monfils já estava treinando para o Madri Open Virtual Pro antes mesmo da ideia do torneio ocorrer: "Durante a quarentena estive jogando muitos jogos de videogame, desta maneira estarei encantando de encontrar meus colegas no torneio virtual. Voltaremos a competir, mas o mais importante é que nos uniremos por uma boa causa".
O Madri Open Virtual Pro ocorrerá entre 27 e 31 de abril, com 16 jogadores por chave (ATP e WTA) divididos em quatro grupos de quatro indivíduos. O vencedor de cada grupo avança às quartas de fina e daí em diante é 'mata-mata', como no circuito profissional.
Além desse torneio "oficial" os atletas enfrentarão, num torneio paralelo, competidores profissionais do mundo dos games.
A ideia da organização é arrecadar fundos para a luta no combate a COVID-19. O torneio terá transmissão de TV e nos canais oficiais do torneio de Madri nas redes sociais.
Até o momento, os confirmados para a disputa são: Rafa Nadal, Andy Murray, Gael Monfils, David Goffin, Fabio Fognini, Karen Khachanov, John Isner, Lucas Pouille, Kiki Bertens, Angelique Kerber, Madison Keys, Kristina Mladenovic, Carla Suárez, Victoria Azarenka, Fiona Ferro e Eugenie Bouchard.