X

Chegada do coronavírus aumenta jogos suspeitos de corrupção

Domingo, 12 de abril 2020 às 09:24:36 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O TIU, Unidade de Integridade do Tênis, divulgou um aumento do número de partidas suspeitas de corrupção nos pouco mais de dois meses de disputa de torneios na temporada do esporte até a paralisação diante do coronavírus, no começo de março.

Entre janeiro e até a parada foram 38 alertas de suspeitas de manipulação no memorando do órgão contra 21 no mesmo período do ano passado. O ano de 2019 havia sido o de menor índice desde que o TIU começou a contabilizar os jogos suspeitos, em 2015.

O TIU considerou que o aumento nesse primeiro período de 2020 "é a indicação que os corruptores avançaram diante da suspensão pela pandemia do coronavírus".

No memorando do TIU, foram contabilizados seis partidas suspeitas em challengers, 16 nos circuitos future masculino do masculino mais 16 no feminino. Nenhum fo contabilizado no circuito ATP, WTA e nem no Grand Slam do Australian Open.

Todos os jogos estão sendo investigados de forma privada. O TIU informou que "antecipando o incremento das preocupações, quando o tênis retornar será feita uma campanha de educação parajogadores, oficiais e staff". Durante o Australian Open, 650 oficiais receberam um briefing educativo.

Este ano foram três jogadores suspensos por manipulação, entre eles o brasileiro João Souza que tomou gancho de vida e foi banido do esporte.
banner
banner