X

ITF ainda estuda sistema de classificação para Olimpíada em 2021

Quinta, 02 de abril 2020 às 11:03:06 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Fabrizio Gallas e Ariane Ferreira - Após o adiamento oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Tênis News procurou a Federação Internacional de Tênis (ITF) para confirmar se o brasileiro João Menezes segue garantido na disputa.



Sem responder diretamente ao questionamento da reportagem, a equipe de comunicação da ITF informou que a entidade máxima do tênis está fazendo uma revisão do sistema de classificação para os Jogos diante das complexidades da ocasião.

"Uma revisão do Sistema de Qualificação está atualmente em andamento com o COI [Comitê Olímpico Internacional] e o IPC [Comitê Paralímpico Internacional]. Como você perceberá, há muitas complexidades a serem consideradas e o processo formal de aprovações para quaisquer alterações levará algum tempo. Depois de concluído, informaremos diretamente todas as partes interessadas", respondeu a ITF.

Desta forma, todos os tenistas classificados antecipadamente para os Jogos, como o mineiro medalhista de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, 2019, receberão os informes diretamente da ITF, caso alguma das regras tenha sido alterada.

Uma das preocupação da cúpula da ITF está com o sistemas diferentes adotados pelas associações profissionais, já que ambas congelaram o descarte de pontos, porém a WTA segue somando semanas ao calendário enquanto a ATP não o faz. A decisão de somar as semanas por parte da WTA foi tomada para que quando retornar o circuito feminino não tenha de repensar o sistema de 52 semanas de ranking, caso a suspensão do calendário se alongue muito.

Diante de todos estes cenários, uma mudança no ranking em 2021, pode alterar a classificação direta dos primeiros 62 atletas, considerando os critérios de no máximo quatro tenistas por nação, com o número mínimo de disputas da Copa Davis durante o ciclo Olímpico. 

teninews.com.br
br.jooble.org