O alemão Alexander Zverev, sexto do ranking da ATP e cabeça de chave dois no ATP 500 da Basileia, na Suíça, foi surpreendido pelo norte-americano Taylor Fritz, 31º, e caiu na estreia do torneio. O italiano Fabio Fognini, 12º, venceu.
Fritz precisou de 1h31 para fechar o placar em 7/6 (7) 6/4 tendo convertido 14 aces contra oito do alemão, que cometeu quatro duplas-faltas contra três do norte-americano, que venceu 85% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 80% de aproveitamento de Zverev.
O primeiro set foi muito tranquilo, com os dois tenistas sacando bem e confirmando sem serem ameaçados. A disputa foi para o tiebreak, onde o alemão salvou um setpoint, viu o norte-americano salvar um setpoint seu e saiu em desvantagem.
Na segunda etapa, Zverev teve um início ruim, cometeu erros bobos, trabalhou com segundo serviço e viu Fritz sólido para conquistar quebra no terceiro game, abrir 3/1 no placar e administrar.
Na segunda rodada do torneio, Fritz encara o australiano Alex De Minaur, que nesta segunda-feira bateu o boliviano Hugo Dellien.
Fognini vence
Quinto favorito ao título, o italiano Fabio Fognini, 12º, confirmou o favoritismo diante do qualifier australiano Alexei Popiryn, 88º, e precisou de 1h18 para fechar o placar em 6/2 6/4 tendo convertido cinco aces contra sete do australiano, que venceu 58% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 76% de aproveitamento do italiano.
Fognini aguarda por definição de rival no confronto entre os sérvios Laslo Djere e Filip Krajinovic.