O alemão Alexander Zverev, sexto do ranking da ATP, superou o italiano Matteo Berrettini, 13º, em semifinal histórica, que deu a Xangai, 20 anos depois, semifinalistas abaixo dos 24 anos, e está na grande final, onde encara o russo Danill Medvedev.
Zverev, cabeça de chave cinco, precisou de 1h07 para fechar o placar contra o cabeça 11 em 6/3 6/4 tendo disparado 11 aces contra dois do italiano, que venceu 77% dos pontos jogados com seu primeiros erviço contra 89% de aproveitamento do alemão.
Na grande final em Xangai, Zverev encara o russo Daniil Medvedev, que bateu o grego Stefanos Tsitsipas com placar de 7/6 (5) 7/5. O alemão já enfrentou o russo quatro vezes no circuito profissional e venceu as quatro partidas. Medvedev venceu apenas um set contra Zverev em todos estes confrontos, numa partida válida pelo Masters de Miami em 2018.
Os dois tenistas estão se enfrentando pela primeira vez este ano.
Esta é a sexta vez de Zverev na final de um torneio em nível Masters 1000 e ele buscará seu quarto título. O alemão já possui os títulos de Roma e Canadá em 2017 e de Madri em 2018.