X

Tenista de Itajaí (SC) leva título na 11ª Copa Santa Catarina

Sábado, 05 de outubro 2019 às 22:05:50 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Foram definidos, neste sábado, os campeões da 11ª edição da Copa Santa Catarina de Tênis, evento realizado no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC). O torneio teve a parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Catarinense de Tênis.



Na categoria 16 anos com pontuação para o ranking Sul-Americano o troféu ficou com a tenista que treina na ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, Isabelle Torres, que derrotou na final a brasileira Maria Sodré por 6/2 6/1.

Na categoria mundial até 18 anos com pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis, o paranaense Márcio Silva superou o catarinense de Joinville e principal favorito, João Victor Loureiro por 3/6 6/2 6/2. Esta é a primeira conquista de Márcio na carreira.

No feminino caneco para a uruguaia Guillermina Grant. Principal favorita ela bateu a embalada belga Amelie Van Impe, quinta pré-classificada, por 6/2 6/0. Grant vinha de vice-campeonato em Salvador (BA) e Impe derrotou na semi a gaúcha Sofia Mendonça, campeã na Bahia e que tinha oito vitórias consecutivas. A última campeã brasileira foi Vitória Okuyama, em 2016.

Nas duplas os canecos ficaram com duplas estrangeiras. No masculino os uruguaios Francisco Llanes e Emiliano Troche superaram os cariocas Gustavo Madureira e Lorenzo Esquici por 6/4 4/6 11/9. No feminino as belgas Van Impe e Amelia Waligora superaram na final a catarinense Namie Isago e Isabel Oliveira por 6/2 6/7(7/4) 10/8.

Nos 14 masculino o troféu ficou com Matheus Amorim que fez 6/1 6/0 em Davi Daniel, filho do ex-top 60, o gaúcho Marcos Daniel. No feminino o troféu ficou com Paolo Dalmonico que derrotou Rayssa Domingues por 6/4 6/2. Nos 16 masculino troféu para Victor Tosetto que fez 6/4 6/2 sobre Lucas Silva.

Diretor do torneio, Ivan Kley, que foi um dos melhores tenistas brasileiros de todos os tempos e figurou no top 100 mundial, comemorou a realização do torneio que teve recorde de inscritos, 530, de 13 países: "Foi um evento sensacional, um sucesso total. Recorde de inscritos, todo mundo elogiando, técnicos, jogadores. Torneio transcorreu normal com transporte, árbitros ótimos na programação e com tudo. Tivemos uma menina da equipe e do clube sendo campeã e o dia final com clima típico de verão; A cada ano vamos melhorando, superando dos anos anteriores, estrutura do clube está muito boa daqui a uns dois anos teremos mais duas quadras cobertas, vai melhorar e muito em caso de chuva. Vamos começar a preparar os projetos para 2020, é um torneio que preparamos com um ano e certamente seguiremos fortes".

A competição teve atletas de 13 países com jogadores do Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Japão, Rep. Tcheca, Bélgica, Espanha e Peru.

O torneio é um dos mais tradicionais do país e responsável por revelar vários talentos, entre eles o mineiro João Menezes que está perto do top 200 mundial no profissional e acabou de conquistar a Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, praticamente garantindo sua vaga na Olimpíada de Tóquio em 2020.

Além destes outros grandes nomes fizeram parte do evento. Matheus Pucinelli, campeão de 2016, venceu Roland Garros nas duplas este ano, o francês Corentin Moutet, campeão de duplas em 2013 e vice contra Menezes em simples hoje é figura entre os 100 melhores do mundo. Thiago Monteiro,campeão de 2000 e semifinalista em 2010 e hoje lidera o ranking brasileiro com presença constante no top 100. O argentino Juan Ignacio Londero, campeão de duplas em 2009, já soma títulos nível ATP e enfrentou Novak Djokovic recentemente no US Open.

Resultados Sábado (05/11):

18 anos - ITF Mundial
Marcio Eduardo SILVA (BRA) 3/6 6/2 6/2 Joao Victor Couto LOUREIRO (BRA) [1]
Guillermina GRANT (URU) [1] 3/6 6/2 6/2 Amelie VAN IMPE (BEL) [5]

16 Anos - Cosat Sul-Americano
Victor Tosetto (BRA) 6/1 6/2 Lucas Andrade Da Silva (BRA) [5]
Isabelle Oikawa Torres (BRA) 6/2 6/1 Maria Helena Sodre (BRA)

14 Anos - Cosat Sul-Americano
Matheus Amorim De Lima (BRA) [1] 6/1 6/0 Davi Daniel (BRA)
Paola Ueno Dalmonico (BRA) [2] 6/4 6/2 Rayssa Vitoria Domingues (BRA) [6]

Hall com Demais Campeões:
8 anos - CBT Nacional
Masculino - Eduardo Oleias (SC)
9 anos - CBT Nacional
Masculino - Rafael Nascimento e Souza (SP)
Duplas Masculino - Gabriel Schmitz/João Ribeiro (SC)
Feminino - Maria dos Santos (SC)
10 anos - CBT Nacional
Masculino - Gabriel Deschamps (SC)
11 Anos - CBT Nacional
Masculino - Iago Serrate (SC)
12 anos - CBT Nacional
Masculino - Francisco Damorim (SP)
Feminino - Daniela Campos (PR)
Duplas Masculino - Bernardo Fuckner/Giancarlo Nardi (SC/PR)
14 Anos - Cosat Sul-Americano
Duplas Masculino - Matheus Lima/Pedro Pinto (BRA)
Duplas Feminino - Luiza Eidelvein/Paola Dalmonico (BRA)
16 Anos - Cosat Sul-Americano
Duplas Masculino - Murilo Franzoloso/Lucas Muratori (BRA)
Duplas Feminino - Isabelle Torres/Isabela Romanichen (BRA)

Lista dos Campeões no torneio Mundial:
2019 - Marcio Silva (BRA) e Guillermina Grant (URU)
2018 - Ezequiel Monferrer (ARG) e Gabriela Giraldo (COL)
2017 - Natan Rodrigues (BRA) e Jaedan Brown (EUA)
2016 - Matheus Pucinelli (BRA) e Vitoria Okuyama (BRA)
2015 - Lucas Koelle (BRA) e Anastasia Imachkine (PER)
2014 - Igor Marcondes (BRA) e Thaísa Pedretti (BRA)
2013 - João Menezes (BRA) e Isabela Camargo (BRA)
2012 - Marcelo Zormann (BRA) e Jazzi Plews (GBR)
2011 - Pedro Dumont (BRA) e Eduarda dos Santos (BRA)
2010 - Bruno Sant´Anna (BRA) e Rafaella Miiller (BRA)
2009 - Thiago Monteiro (BRA) e Catalina Pella (ARG)

A 11ª Copa Santa Catarina de Tênis tem o patrocínio ouro da Heusi Comissaria de Despacho e Agenciamento em parceria através da Lei de Incentivo Fiscal Municipal de Itajaí/ Fmel - Fundação Municipal de Esportes e Taroii Investment Group. O evento tem a chancela da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis, da Cosat, a Confederação Sul-Americana de Tênis e da FCT, Federação Catarinense de Tênis.

banner
banner