Um grande seleiro de talentos do tênis. Assim sempre foi o Bahia Juniors Cup em suas 35 edições e nesta segunda-feira os melhores colocados no torneio que terminou no sábado ganharam significativas posições no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis até 18 anos.
O baiano Natan Rodrigues subiu 26 postos e foi ao 83º lugar retornando ao top 100 após o inédito bicampeonato na história do torneio. Natan já esteve no começo do ano no top 40 e retoma a arrancada para estar novamente nos Grand Slams (os quatro maiores eventos do mundo) para 2020. Ele agora passa a ser o número 2 do Brasil.
Vice-campeão do masculino e em sua maior final na carreira, o paraense Joaquim de Almeida ganhou 93 posições e foi ao 281º lugar, também seu melhor ranking. O uruguaio Francisco Llanes, semifinalista, subiu 27 e pulou ao 227º lugar.
No feminino destaque para a campeã Sofia Mendonça, de Sta. Cruz do Sul (RS), com seu primeiro título. Ela saltou 227 posições e pulou ao 295º lugar sendo a segunda melhor do Brasil. A vice-campeã, a uruguaia Guillermina Grant subiu 37 ao 175º posto e passa a ter seu melhor ranking.
O 35º Bahia Juniors Cup teve o patrocínio da SUDESB - Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e contou com os apoios da Gatorade, Peugeot, Wilson, Clube Espanhol, Performance Pisos e Reveste Bege.