Em um esporte tão comumente símbolo de códigos de conduta e boas ações, as atitudes de um árbitro chamaram a atenção neste domingo, mediante a divulgação do vídeo de uma partida disputada na última quinta-feira.
O acontecimento se deu em uma partida no torneio Challenger de Florença, na Itália, que era presidida pelo árbitro de cadeira italiano Gianluca Moscarella, que adotou diversas condutas inadequadas ao longo do jogo envolvendo o português Pedro Sousa e o italiano Enrico Dalla Valle. Em determinado momento, Moscarella incentivou o português a se manter focado e resolver a partida rapidamente.
“Força! Se mantenha concentrado. Em dois minutos isso acaba. Fique ligado na bola, jogue tênis. Está fazendo muito calor e sou muito velho para ficar duas horas na quadra. Te mato. Fique concentrado, por favor. Concentrado. Esse é uma partida que você poderia ganhar por 6/1 e 6/1. Você teve 45 break points. 45 (risos)”, disse Moscarella para Pedro Sousa enquanto o rival Enrico Dalla Valle não estava em quadra, pedindo tempo para ir ao banheiro.
Não bastassem esses acontecimentos no intervalo entre o primeiro e o segundo sets, ao longo da partida o juiz também se dirigiu a uma das boleiras e começou a elogiá-la em tom machista. “Você é fantástica. Muito sexy". Depois, durante o segundo set, conversou um pouco mais com a boleira: "Tudo bem com você? Está quente hoje. Você sentindo o calor?".
A partida entre Pedro Sousa e Dalla Valle foi transmitida ao vivo pelo site da ATP e os áudios foram captados e ouvidos por todos os espectadores.