O baiano Natan Rodrigues segue arretado na 35ª edição do Bahia Juniors Cup. Nesta sexta-feira ele teve mais uma boa atuação e garantiu vaga na decisão deste sábado do torneio com atletas de 11 países jogado no Clube Bahiano de Tênis.
Ele vai tentar feito inédito no torneio em ser o primeiro homem a vencer duas vezes a categoria mundial do evento que já teve participações de nomes como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá, entre outros. Entre as mulheres uma brasileira e uma uruguaia vão fazer a final principal. O torneio conta pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.
Principal favorito do torneio e atual campeão, Natan, natural de Salvador (BA), derrotou o paulista Nicolas Zanelatto por 6/3 6/1 e vai decidir o troféu contra o paraense Joaquim de Almeida, natural de Belém (PA), mas que treina há três anos na Tennis Route, no Rio de Janeiro.
Natan, que desde o ano passado treina na Alves & Oliveira Team em São José do Rio Preto (SP), destacou a vitória:"Foi um início complicado, ele começou sacando legal,eu um pouco preso, depois consegui uma quebra, consegui manter bem meu saque, não fui quebrado nenhuma vez, fui agressivo e consegui ir melhor no segundo set",disse o atleta que chega na decisão sem perder sets e tentará ser bicampeão do terceiro maior torneio do Brasil e um dos mais tradicionais: "Sempre bom jogar uma final, faz tempo que não jogo uma decisão, a último foi aqui, então estou bem contente e vou em busca desse título".
Natan derrotou Joaquim ano passado nas quartas de final: "Ganhei duro no segundo set ano passado. Ele está em uma semana muito boa, está bem intenso, competitivo, com atitude boa na quadra. Vou ter dificuldades".
Joaquim de Almeida derrotou o quarto favorito, o uruguaio Francisco Llanes, por um duplo 6/4 e jogará sua maior final na carreira de um evento mundial. Ele comemorou o triunfo: "Uma sensação incrível não posso nem explicar, fruto de muito trabalho, quando mais você rala e chega numa final desses sente um prazer enorme de estar lá" . Joaquim vai tentar destronar Natan que soma nove vitórias consecutivas no Bahiano de Tênis: "Ano passado joguei solto principalmente no segundo set, espero fazer uma boa partida, ele é experiente, está disputando os Grand Slams, vou dar meu melhor e tudo de mim".
A final masculina começa em torno das 10h30 logo a seguir da feminina que larga às 9h.
Gaúcha e uruguaia fazem a decisão no feminino
Os ares baianos têm sido positivos para a gaúcha de Sta. Cruz do Sul, Sofia Mendonça. A tenista vai representar o Brasil na decisão contra a uruguaia Guillermina Grant, principal favorita. Sofia derrotou a japonesa Mao Mushika, sexta favorita, de 14 anos, por um duplo 6/2 e vai disputar sua primeira final de torneio mundial na carreira.
"Ela começou errando bastante, aproveitei as chances, depois fiquei ansiosa,perdi dois games, daí fechei bem o primeiro set. Segundo set ela começou melhor, mas fiquei firme abri uma vantagem. Consegui jogar bem o ponto a ponto e isso fez a diferença. Estou muito feliz com minha primeira final na carreira, era uma barreira que tinha que quebrar, agora vou com tudo pra final", disse a tenista que treina em São Paulo no Clube Paineiras.
Grant garantiu sua vaga vencendo a irmã gêmea de Mao, Mio Mushika, terceira cabeça de chave, marcando 7/6 (9/7) 2/6 6/3 diante do forte calor desta sexta na capital baiana: "Primeiro set salvei seis set-points, estava complicado, comecei muito mal, muito calor, mas muito contente com a vitória de hoje, ela jogou muito bem, não me senti confortável em nenhum momento da partida, ela tomou a iniciativa, tem bom backhand. Tomo esse como um resultado muito bom", comemorou a aliviada uruguaia que destacou suas expectativas para a decisão deste sábado.
"Conheci agora essa semana no torneio, aqueci com ela, por estar na final aqui com quatro vitórias é porque está jogando muito bem. É mais uma partida de tênis e é chegar preparada".
Grant está hospedada na casa da baiana Maria Menezes que caiu nas oitavas de final justamente para outra jogadora hospedada em sua casa, a argentina Juana Larranaga. Ela espera ter algum tempo após a decisão para visitar Salvador: "O torneio está muito bom, bem organizado, as pessoas são muito legais aqui, estou hospedado na casa da Maria Menezes, sua família é de primeira. Estou com a Juana lá, fazia tempo que não competia, estou passando uma semana muito boa. Ainda não visitei nada na cidade, espero poder ir amanhã depois da final".
As semifinais e finais de duplas ocorrem no fim do dia desta sexta-feira.
Neste sábado serão definidos os campeões nos 14 e 16 anos masculino. Nos 14 final entre Ettore Danesi e Felipe Mannarin e nos 16 anos final entre Luis Miguel e Lucas Muratori.
A competição tem tradição de revelar grandes nomes do tênis nacional. Por ela já passaram nomes como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá, o ex-número 1 do mundo de duplas, Marcelo Melo, Teliana Pereira e mais recentemente João Menezes, em 2012, tenista que desponta esse ano no profissional sendo 210 do mundo e com a conquista da Medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru, e vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Outros fortes nomes recentes são Thiago Wild, campeão de 2017 e que ano passado venceu o US Open juvenil, feito histórico para o tênis brasileiro e que vem crescendo no ranking profissional estando entre os seis melhores do país e 350 do mundo.
Resultados Sexta-Feira (27/09):
[1] Guillermina Grant (URU) 7/6 2/6 6/3 [3] Mio Mushika (JPN)
[8] Sofia Mendonça (BRA) 6/2 6/2 [6] Mao Mushika (JPN)
[1] Natan Rodrigues (BRA) 6/3 6/1 [3] Nicolas Zanelatto (BRA)
[7] Joaquim Almeida (BRA) 6/4 6/4 Francisco LLANES (URU) [4]
Resultados 16 anos:
Semis - Masculino
[3] Luis Felipe Miguel (BRA) 6/7 (3) 6/3 6/2 Ryan dos Santos (BRA)
[2] Lucas Muratori (BRA) 6/2 7/5 Lucas Torres (BRA)
14 anos - Semis Masculino
[3] Ettore Danesi (BRA) 6/2 6/2 [5] João Oliveira (BRA)
Felipe Manarin (BRA) 6/2 6/4 [6] Enzo Crevelaro (BRA)
O 35º Bahia Juniors Cup tem o patrocínio da SUDESB - Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e conta com os apoios da Gatorade, Peugeot, Wilson, Clube Espanhol, Performance Pisos e Reveste Bege.