O baixinho argentino Diego Schwartzman, 21º do mundo, mostrou sua forla e assegurou vaga, nesta segunda-feira, nas quartas de final do US Open, quarto e último Grand Slam do ano, derrubando o sexto colocado, o alemão Alexander Zverev.
Schwartzman superou o rival de virada por 3 sets a 1 com parciais de 3/6 6/2 6/4 6/3 após 3h07min na quadra Arthur Ashe com o teto retrátil fechado por conta do dia chuvoso em Nova York.
O argentino repete o resultado de 2017 quando parou nas quartas contra o espanhol Pablo Carreño Busta e espera por Rafael Nadal ou Marin Cilic por vaga inédita na semi do torneio e de um Grand Slam. Além destas duas quartas ele parou nesta fase em Roland Garros ano passado contra Nadal.
Zverev largou a partida abaixo com dupla-falta, depois virou e venceu o primeiro set. A partir do segundo a consistência do argentino falou mais alto e o saque do alemão confessou o nervosismo com muita dupla-falta (17 ao todo). Ele fez 6/2 na segunda parcial, saiu com quebra abaixo no terceiro, mas virou vencendo a parcial em um ponto sensacional por 6/4 e abriu 4/0 com duas quebras no quarto. Zverev esboçou reação devolvendo uma das quebras, mas tornou a errar, xingou o juiz, tomou uma segunda advertência e levando point-penalty. O sul-americano aproveitou e finalizou em 6/3.
Zverev segue sem passar das quartas em Majors e em Nova York obteve seu melhor resultado.