A japonesa Naomi Osaka retomou, nesta segunda-feira, a liderança do ranking mundial da Associação das Tenistas Profissionais, a WTA. Eliminada na estreia, a australiana Ashleigh Barty ficou dois meses na frente, mas descartou pontos de Toronto.
Barty defendia semifinal no torneio canadense e foi superada pela americana Sofia Kenin caindo para 6256 pontos enquanto que Osaka parou nas quartas de final e ficou com 6417. Bem próxima delas está a tcheca Karolina Pliskova, também derrotada nas quartas no Canadá, tem 6185. Simona Halep é a quarta seguida por Kiki Bertens, Petra Kvitova, Elina Svitolina e Serena Williams que subiu dois e é a oitava após a final. Aryna Sabalenka e Serena Williams fecham o top 10.
Grande destaque para a campeã de Toronto, Bianca Andreescu. Aos 19 anos ela entrou no top 15 no 14º lugar subindo 13 degraus.
Sem jogar pela suspensão, Bia Maia subiu dois e é a 95ª, Gabriela Cé subiu sete e é a 239ª. Teliana Pereira subiu 48 e está no 450º. Carol Meligeni perdeu 20 e é a 365ª. Paula Gonçalves está logo acima no 357º.