Bicampeões da Copa Davis ao baterem a França na decisão deste domingo, os croatas não escondem a felicidade. Marin Cilic, que garantiu o ponto decisivo para o título, definiu como perfeito o final de semana em Lille. Capitão relembra 2016.
Veja mais:
Cilic vence Pouille e dá o bicampeonato da Davis à Croácia
Noah: 'Tênis, para mim, chegou ao fim'
"Não são todos os dias que nos tornamos campeões do mundo. É um incrível momento e que vai ser enorme no nosso país. Não sofremos nenhuma quebra em três jogos de simples. Foi um fim de semana perfeito”, afirmou o tenista de 30 anos e 7° do ranking mundial.
Tendo vencido seus dois jogos no duelo contra os franceses (bateu também Jo-Wilfried Tsonga na sexta), Cilic não vê a hora de voltar para o seu país com a taça em mãos.
"Para nós e para esta nação é um sonho se tornando realidade, somos tão apaixonados, você pode ver que os fãs estão se divertindo. Eu sinto que na Croácia vai ser incrível também", previu.
Zeljko Krajan, capitão do time, destacou o merecimento e disse que não foi tão fácil lidar com o favoritismo durante o confronto.
"Um sentimento incrível, diferente de quando você é um jogador. Eu não sou muito mais velho do que eles (tem 39 anos), que estão praticando e jogando. Não foi fácil lidar com o favoritismo ao longo da semana, e somos campeões mundiais merecidos".
Vice-campeões em 2016, quando perderam em casa a decisão para a Argentina, Krajan definiu como aprendizado aquela derrota.
"Eu estava confiante de que éramos mais fortes por essa experiência em 2016, e Marin (Cilic) ficou frio até o final da partida", finalizou ele.
A equipe croata já havia vencido o evento em 2005, quando bateram a Eslováquia também fora de casa, além de ter sido vice em 2016, quando perderam para a Argentina na final em casa. Na campanha para a conquista de 2018, vitória em fases anteriores sobre Canadá, Cazaquistão e Estados Unidos, respectivamente, sendo todas como mandante.
Lembrando que esta foi a última edição da maior competição entre nações neste formato. A partir de 2019, fase classificatória em fevereiro nos moldes atuais e finais disputadas em uma única semana, na última do ano, em Madri, na Espanha.
Veja o momento em que os croatas levantaram o troféu:
Croatia lifts the historic trophy!#DavisCup #DavisCupFinal #IdemoHrvatska pic.twitter.com/bhkcmrKXg8
— Davis Cup (@DavisCup) 25 de novembro de 2018