Um jogo, uma vitória e uma nação inteira em seus braços. Domingo incrível para Marin Cilic, 7° do ranking, que venceu o francês Lucas Pouille, 32°, e deu o terceiro ponto para os croatas na final da Copa Davis, garantindo o título em 2018 ao seu país.
Veja mais:
Cilic, após título da Davis: 'Fim de semana perfeito'
Noah: 'Tênis, para mim, chegou ao fim'
Com as parciais de 7/6(3) 6/3 6/3 em 2h20 de jogo, Cilic venceu Pouille pela segunda vez no circuito e assegurou o bicampeonato da maior competição entre nações à Croácia, que havia sido campeã pela primeira vez em 2005 e vice em 2016 para a Argentina, além de tirar o troféu da decacampeã França, vencedora do torneio no ano passado.
A terceira vitória croata no duelo que aconteceu em Lille, no Estádio Pierre-Mauroy, veio após os visitantes Borna Coric e Cilic superarem Jeremy Chardy e Jo-Wilfried Tsonga, respectivamente, na sexta-feira, e os anfitriões Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut darem esperança à torcida local no último sábado, ao baterem Mate Pavic e Ivan Dodig.
No jogo deste domingo, Marin e Lucas foram firmes no primeiro set e não davam, no saque, muitas chances aos devolvedores. A parcial foi, inevitavelmente, ao tie-break e, depois do 3-3 no desempate, o croata embalou, venceu quatro pontos consecutivos e saiu na frente.
O começo do segundo set mostrava o mesmo panorama do primeiro até Cilic conquistar a primeira quebra do jogo no sexto game, confirmar no sétimo e abrir 5-2. O croata então administrou a vantagem, fez 6-3 e ficou muito próximo de vencer.
A primeira e decisiva quebra do terceiro set veio novamente para o top 10, desta vez no quinto game para o permitir abrir 4-2 na sequência. Marin então voltou a quebrar o serviço de Pouille no nono, aplicou mais um 6/3 e foi comemorar o título com o resto da equipe croata.
Confira o ponto final e a comemoração dos croatas:
Croatia wins a second #DavisCup title!@cilic_marin defeats Lucas Pouille 76(3) 63 63 to clinch a 3-1 victory over France
— Davis Cup (@DavisCup) 25 de novembro de 2018
🇫🇷1️⃣🆚3️⃣🇭🇷 #DavisCupFinal pic.twitter.com/QSjgi6pZyc