X

França e Croácia disputam a esperada final da Copa Davis 2018

Sexta, 23 de novembro 2018 às 15:53:19 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

França e Croácia fazem a final da Copa Davis. Entre os próximos dias 23 e 25, no Stade Pierre Mauroy, em Lille, os melhores jogadores de tênis que se destacaram na competição, disputarão a final deste grande evento esportivo. A França capitaneada por Yannick Noah, campeão de Roland Garros em 1983.



As duas seleções passaram por duelos complicados nas semifinais para chegarem à final. Enquanto que os franceses derrotaram a Espanha por 3 a 2, os croatas também “suaram” em uma disputa de cinco jogos contra os Estados
Unidos.
Os franceses já foram dez vezes campeões na Copa Davis sendo também a atual campeã. No ano passado, a França conquistou o título ao ganhar do Japão nas oitavas de final, da Grã-Bretanha na fase seguinte, da Sérvia na
semifinal e da Bélgica, na grande decisão. Entre os principais destaques da equipe francesa está o vencedor do título no ano passado, Lucas Pouille, além dos outros jogadores como Jo-Wilfried Tsonga e Jeremy Chardy. Para compor as duplas, foram selecionados os jogadores Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut. Na frente da equipe francesa figura o técnico Yannick Noah.
Já os croatas esperam uma vitória na competição desde o segundo título conquistado em 2005 contra a Eslováquia. Os jogadores selecionados foram o número 7 do mundo Marin Cilic, acompanhado do promissor Borna Coric e do veterano Ivan Dodig. As duplas contam com os jogadores Mate Pavic e Franko Skugor. O líder da equipe da Croácia é Zeljko Krajan.
A favorita para levar o segundo troféu consecutivo é a equipe francesa, mesmo sem o veterano Richard Gasquet, 26º colocado no ranking da ATP, afastado por conta de uma lesão. A equipe croata mantém os cinco jogadores da competição, responsáveis pela vitória sobre os americanos nas semifinais.

 

*Breve histórico da Copa Davis - Tênis como destaque mundial*
A Copa Davis foi criada em 1900 pelo americano Dwight Davis, em parceria com os jogadores Malcolm Whitman e Holcome Ward. A ideia era desafiar os ingleses, naquele momento campeões do mundo no esporte, Herbert Barrett,
Ernest Black e Arthur Gore, no Longwood Cricket Club, em Boston, Estados Unidos.
Os ingleses não estavam preocupados com o jogo, porque eram os invictos no esporte, mas no dia 8 de agosto, em duas partidas simples, a equipe americana surpreendeu vencendo a disputa. No terceiro dia, a dupla de
 jogadores americanos, Davis/Ward, derrotou os ingleses Black/Barret, com um triplo 6/4, dando aos Estados Unidos a primeira vitória no torneio.
Em 1989, a Copa Davis passou por reformulação no seu formato, o que permanece até hoje, com quatro semanas de disputa ao ano e a participação de 24 países.
Realizado pela ITF (Federação Internacional de Tênis), a Copa Davis passará por uma mudança drástica na sua estrutura para o próximo ano. Em 2019, o torneio passará a ser disputado em solo neutro durante uma semana
do mês de novembro, com 18 países lutando pelo título, deixando de ser uma competição com datas ao longo de todo o ano.


*Expectativas das duas equipes na final do próximo dia 25*
O capitão Yannick Noah, 58 anos, último francês campeão de Roland Garros em 1983, está trabalhando duro para que seus jogadores levem o 11º título para a França na Copa Davis. Com dificuldades para escalar Richard Gasquet, 26° do ranking, Gael Monfils, 29°, e Gilles Simon, 30° colocado, o capitão da equipe francesa informou que não foi fácil decidir os jogadores que vão disputar o duelo com a Croácia. Esta será sua última participação como técnico. No próximo evento, quem assumirá a liderança da equipe será a ex-tenista Amelie Mauresmo.
Já a Croácia tenta repetir a vitória na Copa Davis desde 2005. O técnico da equipe, Zeljko Krajan acredita que os jogadores ficarão muito felizes se conseguirem ‘vingar’ a derrota da Croácia na Copa do Mundo.
Dúvida no time francês, Jo-Wilfreid Tsonga foi escalado para as partidas de simples e irá fechar o primeiro dia da série enfrentando Marin Cilic.  Eles já se enfrentaram nove vezes, com vantagem para Cilic, que venceu cinco vezes em torneios ATP. Já o francês Tsonga levou a melhor no último confronto em 2017, em Roterdã.
O outro confronto nas partidas de simples será entre Jeremy Chardy e Borna Coric. Esta será a quarta vez que eles se encaram, com vantagem para o francês que venceu dois dos três jogos anteriores.
No sábado de duplas, o time da casa vai contar com a força de Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert, enquanto os croatas serão defendidos também por um forte time formado por Mate Pavic e Ivan Dodig.
No domingo os confrontos invertem, com o jogo entre Chardy e Cilic abrindo o dia. A vantagem é do croata que tem 3 a 2 no retrospecto. Caso seja necessário o quinto jogo, a deinição será entre Tsonga e Coric. No único duelo entre eles, três anos atrás no Masters 1000 de Montréal, a vitória foi do francês.

teninews.com.br
br.jooble.org