Se preparando para as disputas da finais da Copa Davis, entre Croácia e França a partir do dia 23 em solo francês, o croata Borna Coric fez uma reflexão sobre o ano de 2018. Para ele, seu jogo evoluiu muito e, em 2019, quer priorizar os torneios de Grand Slam.
"Eu melhorei em quase tudo. Este ano foi importante para mim, pois ganhei peso muscular, permitiu-me adaptar um pouco o meu estilo de jogo, ser mais agressivo. Além disso, a experiência adquirida em algumas temporadas me fez um jogador fez muito mais maduro, fisicamente e mentalmente", fez um balanço o 12° do mundo.
Este ano foi marcado por dois grandes resultados em sua carreira: um vice-campeonato no Masters 1000 de Xangai, na China, quando passou pelo suíço Roger Federer na semi e só parou no sérvio Novak Djokovic na decisão, além do título do ATP 500 de Halle, batendo Federer na quadra de grama alemã na final. Coric traça metas ainda maiores para o próximo ano.
"Para alcançar o top 10, por exemplo, tenho que jogar muito melhor nos Grand Slams. Eles serão a minha prioridade em 2019. Quando o ano terminar, terei 20 dias de folga, e vou diretamente para o Aberto da Austrália. Antes, eu vou sentar com a minha equipe para analisar todos os aspectos a melhorar", planejou Borna.
Sobre o fato de poder dar o título da maior competição entre nações para o seu país, Coric se diz ansioso para o confronto. "Quando a Copa Davis é jogada, há um monte de pressão, mas ao mesmo tempo você se sente apoiado por todo um país. Estamos ansiosos para ganhar", revelou.
Em relação ao seu algoz da decisão na China, Djokovic, o croata foi só elogios. Ele destacou a maneira que o número 1 do mundo é fora das quadras.
"A melhor coisa sobre ele é que ele é humilde e muito educado, com uma ética impecável de pessoa trabalhadora. É incrível como você o vê vivendo o tênis e trabalhando para ser melhor a cada dia", finalizou.
Borna Coric começou a temporada na posição de número 48 e a finalizou no 12° lugar, bem próximo de atingir o top 10 pela primeira vez. Ele também esteve como um dos reservas da disputa do ATP Finals, em Londres, na última semana.