X

França busca 11ª Copa Davis contra a mais forte equipe croata da história

Terça, 20 de novembro 2018 às 15:15:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Neste final de semana será realizado a última edição da centenária Copa Davis em seu formato original, com disputa de local e visitante. E é nesse clima de despedida e nostalgia que a França recebe a Croácia.



Dona de 10 títulos da competição, a França é a atual campeã da Copa Davis e quarta maior campeã do principal torneio entre nações do tênis masculino.
Capitaneada por Yannick Noah, a equipe autodenominada 'Le Blues' (Os Azuis em tradução literal) recebe no saibro coberto de Lille a formação mais imponente da Croácia, que pela primeira vez tem dois 15 da ATP em simples e três duplistas no top 35. 

Campeã em 2005, fora de casa disputando o confronto contra a Esvoláquia em Bratislava, os croatas contam com a solidez do sétimo melhor tenista do mundo, seu número 1, Marin Cilic, e com a juventude do 12º melhor do mundo, Borna Coric. Nenhum dos croatas campeões da Davis em 2005 forma a equipe do capitão Zeljko Krajan. Além de Cilic e Coric, Krajan tem no time o número 4 do mundo nas duplas Mate Pavic, o 28º Franko Sukgor e o 35º Ivan Dodig.

Já a França contra com sua tradição, e tem Jo-Wilfried Tsonga, ex-top 7 e atual 259º do mundo, Lucas Pouille, 32º, e o 12º nas duplas e 55º em simples, Pierre Hugues Herbert como titulares remanescentes do título em 2017. Completam o time Jeremy Chardy, 40º no ranking da simples, e Nicolas Mahut, 11º nas duplas.

Além do entrosamento da equipe, de jogar em casa e do peso de ser o último jogo de Noah como capitão francês, a equipe conta com a dupla Herbert/Mahut, campeã em Roland Garro este ano, e vice no ATP Finals, como seu grande trunfo.

A final

No confronto direto, França e Croácia estão empatadas em 1x1. Os croatas venceram o último encontro num apertado 3x2 pela semifinal do torneio em 2016. Os franceses aplicaram um 4x1 em 2004. Os croatas venceram no piso rápido e os 'Azuis' venceram no saibro.

O retrospecto do número 1 croata, Marin Cilic com o número 1 francês, Lucas Pouille, é de 1x0 para o croata, justamente pela Copa Davis em 2016 com vitória em quatro sets. Com o número dois francês, Jeremy Chardy, o confronto direto está 3/2 para Cilic, no saibro cada um dos tenistas tem uma vitória.

Carta na manga do capitão Yannick Noah, Jo-Wilfried Tsonga poderá ser escalado como jogador de simples, e diante de Cilic seu retrospecto é de 2/5. O croata venceu, inclusive, o único encontro entre eles no saibro. Já contra o número dois croata, Borna Coric, Tsonga venceu o único duelo entre eles, que foi em piso rápido. 

Coric tem retrospecto positivo contra Pouille, tendo vencido os dois encontros entre eles, ambos no piso rápido. Contra Chardy, Coric venceu um jogo disputado no saibro de Estoril, e perdeu outros dois, um no piso rápido e outro no saibro.

 

 

 

 

teninews.com.br
br.jooble.org