Aos 21 anos, o alemão Alexander Zverev, quinto do ranking da ATP, alcançou a maior vitória de sua carreia ao superar o suíço Roger Federer, terceiro da ATP, na semifinal do ATP Finals. O alemão aguarda por definição de rival.
Leia mais:
Vaiado após bater Federer, Zverev demonstra classe e pede desculpas
Zverev precisou de 1h37 para fechar o placar em 7/5 7/6 (5) tendo convertido sete aces contra três de Federer, que cometeu o mesmo número de erros não-forçados co rival, 20, e disparou 13 bolas vencedoras contra 23 do alemão.
A partida teve um inicio com o alemão perdendo mais pontos em seus games de saque, mas sem ser ameaçado. Ao fim do set, no nono game, Zverev encontrou seu saque agressivo das partidas anteriores, confirmou de zero, seguiu buscando pressionar e quebrou o serviço do suíço no décimo segundo game, após bela passada e erro de Federer.
Na segunda etapa, Federer tentou reagir, trabalhou com backhand e conquistou a quebra de saque no terceiro game, mas não sustentou seu saque na sequência, foi quebrado, viu Zverev igualar em 2/2 e seguiu mais sólido, encaminhando a disputa para o tiebreak.
Ali, o equilíbrio se manteve e no oitavo ponto, Zverev protagonizou a polêmica do jogo, ao parar a disputa em virtude de uma bola solta por um dos boleirinhos no fundo de quadra. Dali em diante, o alemão passou a ser vaiado, mas conquistou mini-quebra no décimo primeiro game ao ver Federer ficar com voleio na rede. O suíço salvou o primeiro match-point, mas não conseguiu agredir o saque de seu algoz.
Em sua segunda participação no ATP Finals, o pupilo de Ivan Lendl está pela primeira vez na grande final. De quebra conseguiu empatar em 3/3 o confronto direto com o suíço, hexacampeão do torneio.
Para a disputa do título, Zverev aguarda pelo vencedor do duelo entre o sérvio Novak Djokovic e o sul-africano Kevin Anderson.
Confira o match-point:
The moment Sascha Zverev reached his first final at the #NittoATPFinals... pic.twitter.com/RLmx7Lehjh
— Tennis TV (@TennisTV) 17 de novembro de 2018