Após afirmar que a cirurgia para corrigir um problema no tornozelo de Rafael Nadal, feita na última segunda-feira, foi um sucesso e que o espanhol precisaria de pouco tempo de muletas, o médico Ángel Ruiz Cotorro previu um prazo de retorno para Nadal.
"Agora há um processo de recuperação progressiva à nossa frente", disse Cotorro. "Veremos como evolui, e então começar a movimentar o tornozelo e trabalhar muito na piscina. Após um tempo, ele começará um esforço maior. Nós iremos na velocidade certa, dentro do que o senso comum nos permite. Sem pressa, mas sem pausa. Acho que vamos chegar bem à nova temporada, se tudo correr conforme o planejado. Estamos convencidos de que ele poderá começar 2019 normalmente", explicou o médico de longa data do Touro Miúra.
Tendo passado por um procedimento de artroscopia no tornozelo direto para remover um tecido em excesso que atrapalhava em sua movimentação, o agora número dois do mundo tem a primeira atividade de recuperação marcada para esta quinta com o preparador físico Joan Forcades e com o fisioterapeuta Rafael Maymó, o "Titin".
Lembrando que o primeiro torneio marcado para Rafa é o ATP 250 de Brisbane, na Austrália, que se inicia no dia 30 de dezembro.