Depois de semanas em queda por conta de lesão e seis derrotas consecutivas, a tenista brasileira Beatriz Haddad Maia deu um salto em novo ranking divulgado nesta segunda-feira pela WTA, a Associação das Tenistas Profissionais.
Bia Maia somou pontos pelo vice-campeonato no challenger de US$ 80 mil de Tyler, no Texas, Estados Unidos, e pulou do 235º para o 184º lugar. O salto de 51 posições faz com que a jogadora se garanta no qualifying para o Australian Open, primeiro Grand Slam de 2019.
A número dois do Brasil é a campineira Carol Alves Meligeni, sobrinha de Fernando Meligeni, que subiu três postos e é a 359ª. Gabriela Cé é a 388ª seguida por Nathaly Kurata em 448ª e Paula Gonçalves em 488ª. Teliana Pereira ocupa apenas a posição 629.
Simona Halep terminou o ano na liderança seguida por Angelique Kerber e Caroline Wozniacki. O WTA Elite Trophy de Zhuhai, na China fez com que a australiana Ashleigh Barty subisse quatro posições ao 15º lugar deixando Serena Williams no 16º posto. A vice-campeã em Zhuhai, a chinesa Qiang Wang, subiu dois e é a 20ª. Ex-número 1 do mundo, a espanhola Garbiñe Muguruza termina o ano no 18º posto.