X

Federer conquista o 9º título na Basileia e o 99º na carreira

Domingo, 28 de outubro 2018 às 13:47:30 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Dia do número 9 para Roger Federer. O número três do mundo conquistou, neste domingo, seu nono título em casa no ATP 500 da Basileia, na Suíça, e seu 99º título da carreira em evento sobre o piso duro e coberto



Federer teve a dura missão contra o franco-atirador romeno Marius Copil, qualifier e apenas 93º do mundo, marcando 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/5) 6/4 após 1h34min de duração.

O suíço volta a ganhar um torneio desde junho quando levantou Stuttgart, na Alemanha. É sua quarta conquista na temporada onde venceu também o Australian Open e o ATP 500 de Roterdã, na Holanda.

Federer terá a primeira chance do 100º troféu no Masters 1000 de Paris, na França, na próxima semana. O maior campeão de todos é o americano Jimmy Connors com 109 conquistas e logo atrás estão Ivan Lendl com 94 e Rafael Nadal com 80.

Atual número três do mundo aos 37 anos, Roger defende os pontos do ano passado, já que também foi campeão em 2017 em Basel, e se manterá na terceira colocação. Vencedor da competição também em 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2014 e 2015, o agora eneacampeão já é o maior vencedor da história do evento, com nove títulos, além de mais cinco vice-campeonatos.

Federer entrou em quadra pela 151ª vez para disputar uma decisão no circuito e venceu sua 20ª partida consecutiva na Suíça, marca que se iniciou na trajetória para o título de quatro anos atrás.

 

O JOGO

Começando novamente em um ritmo um pouco lento, Federer foi o primeiro a ser quebrado na partida. Já no terceiro game, Copil foi sólido e abriu uma vantagem de 3/1. No sexto, o suíço, já mais embalado, devolveu a quebra e empatou a partida. Dali pra frente, os saques dos dois jogadores prevaleceram e um tiebreak foi inevitável. Com apenas um minibreak no desempate, Roger venceu o set por 7/6(5) e largou na frente.

No segundo set, Federer novamente começou abaixo e logo se viu em uma desvantagem de uma quebra e 0/3 no placar. Voltando ao seu habitual aos poucos, o suíço devolveu o prejuízo no sétimo game, mesmo com um lance genial do romeno. Após confirmar o saque na sequência com tranquilidade e deixar tudo igual em 4/4, o anfitrião quebrou outra vez o serviço do adversário e sacou para fechar. Salvando um break point, Roger Federer confirmou e sagrou-se campeão pela nona vez na Basileia ao vencer o quinto game consecutivo.

 

Pizza para os boleiros

 

Como é tradição quando vence na Basileia, Roger Federer distribuiu pizza aos boleiros e fez a farra da garotada no evento. Veja o vídeo da rede de televisão SRF.

 

 

 



 

 

banner
banner