No jogo mais estrelado da primeira rodada do feminino em Roland Garros, entre duas campeãs, a espanhola Garbiñe Muguruza, terceira do ranking da WTA e campeã em 2016, levou a melhor sobre a russa Svetlana Kuznetsova, 43ª e campeã em 2009.
Na quadra 1 de Paris, em um jogo que também foi interrompido pela chuva próximo ao fim do primeiro tempo, Muguruza precisou de 2h07 para fechar o placar em 7/6 (0) 6/2 tendo convertido dois aces contra cinco da russa, que cometeu 33 erros não-forçados contra 31 da espanhola, que disparou 27 bolas vencedoras contra 24 de Kuznetsova.
A partida começou com a espanhola quebrando serviço da russa e abrindo 2/0 no placar. Lutadora e buscando alongar a disputa de bolas, Kuznetsova pressionou e foi pressionada até devolver a quebra no sexto game, igualar a disputa e voltar a ser quebrada no sétimo game. Sacando para o set, Muguruza foi quebrada e viu-se obrigada a disputar o tiebreak, onde dominou no retorno após interrupção da chuva.
O jogo seguiu duro, Muguruza pressionou sempre o saque da adversária, a fez salvar três breakpoints e jogar cinco igualdades no segundo game, conquistou a quebra no quarto game, abriu 4/1 e conquistou nova quebra no oitavo game, fechando a disputa.
Na segunda rodada Muguruza encara a convidada da organização, a local, Fiona Ferro, 257º, que venceu a alemã Carina Witthoeft, 61ª, em 6/4 6/2.
A espanhola e a francesa nunca se enfrentaram no circuito profissional.