Após se garantir na grande final do Masters 1000 de Roma, na Itália, o espanhol Rafael Nadal, conversou com a imprensa sobre a vitória diante do sérvio Novak Djokovic e falou de como tem visto o grande rival em seu retorno Às quadras;
Ao ser questionado sobre o fato de Djokovic ter demonstrado alterações emocionais em quadra: "É impossível mostrar sempre seu melhor nível, especialmente quando voltas de uma operação. estes tipos de retornos não são fáceis, Mas eu o vejo muito bem. Novak vem de uma parada longa e sabe da dificuldade deste caminho. Não tenho nenhuma dúvida de que ele quer jogar, voltará a mostrar seu melhor tênis. Ele é muito bom para não estar aí. Semana a semana, o normal é que vá recuperando as sensações em quadra", opinou o espanhol.
"Hoje joguei diante de um dos melhores da história deste esporte, sempre é um grande desafio enfrentá-lo Novak tem todos os golpes, pega a bola muito rápido, é difícil de mexê-o na linha de base, bate muitos ângulos. Faz tudo muito bem, principalmente mudar a direção da bola, o que faz muito fácil. Se você quer superá-lo, está obrigado a dar o seu melhor. Vi muitos de seus jogos e acredito que esta semana é a que ele melhor jogou tênis. O vejo preparado para Roland Garros", completou.
"Se vencer amanhã, o mais importante pra mim de verdade e não voltar ao número 1. Minha motivação apra amanhã é entrar em quadra para ganhar o importante título de Roma. Recuperar o número 1 seria genial, isso é óbvio, melhor ser número 1 do que ser número dois, mas minha motivação é levar o título", finalizou.