O espanhol Rafael Nadal, vice-líder do ranking da ATP, superou o sérvio Novak Djokovic, 18º da ATP, no 51º clássico entre eles e se garantiu na grande final do Masters de Roma, na Itália, onde busca o octa-campeonato com rival a definir.
Nadal precisou de 1h56 para superar o sérvio em 7/6 (4) 6/3 tendo convertido um ace contra quatro do sérvio, que cometeu 20 erros não-forçados contra 14 do espanhol, que disparou 22 bolas vencedoras contra 26 de Nole, que venceu 60% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 64% de aproveitamento de Rafa.
Em busca do octa-campeonato em Roma e a volta ao número 1 do mundo, Nadal encara o vencedor da partida entre o alemão Alexander Zverev, atual campeão do torneio, e o croata Marin Cilic.
O jogo
A partida começou com o espanhol precisando salvar dois breakpoints, após boas devoluções do sérvio e manteve-se firme trabalhando na linha de base. A partida seguiu com os dois tenistas agressivos e buscando o erro do rival, foi assim que Nadal conquistou a quebra de saque no sexto game, em erro no backhand do sérvio e foi administrando. Ao sacar para o set no nono game, Nadal viu Djokovic estar forte com forehand na paralela e devolver a quebra. O jogo seguiu equilibrado e foi para o tiebreak.
Ali, em pontos bem jogados, com boas defesas e bastante agressividade dos dois tenistas, que trocaram uma série de mini-quebra, incluindo duas para definir a parcial e fechar o set.
Na segunda etapa, Nadal conseguiu manter melhor a tática do primeiro set, seguiu sólido com backhand na linha de base e salvou bem as deixadas do sérvio, que acabou quebrado em erro no terceiro game, viu o espanhol abrir 3/1 e fechar o jogo em novo erro de Nole, para a quebra no nono game.
*Mais em breve
Confira um pontaço da partida:
Old friends. Old rivals. New Magic! 😍👏
— Tennis TV (@TennisTV) 19 de maio de 2018
Insane rally from @RafaelNadal and @DjokerNole #ibi18 pic.twitter.com/1XbTHGCTeR