O ex-top 10 e atual 190º do ranking da ATP, o letão Ernests Gulbis, encarou um jogo duríssimo diante do ex-top 40 e atual 224º, o espanhol Daniel Gimeno Traver, e após 3h04 virou a partida e se garantiu na semifinal do Challenger de Bordeaux, na França.
A partida ficou na raquete do letão pelo placar de 5/7 7/6 (4) 6/4 tendo convertido 11 aces contra três do espanhol, que cometeu nove duplas-faltas contra oito de Gulbis, que venceu 76% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 72% de aproveitamento de Gimeno-Traver.
Em uma partida dura, em que os dois tenistas alongaram muito as trocas e se ameaçaram constantemente, os detalhes em cada etapa. No primeiro set, em games longos, os tenistas trocaram quebras no sexto e sétimo game e em erro do letão no décimo segundo game, Gimeno Traver levou a melhor. Na segunda etapa, o espanhol começou quebrado, viu Gulbis abrir 2/0, devolveu a quebra no sexto game e chegou a ter quatro match-points no décimo game, mas não conseguiu converter a quebra e voi para o tiebreak, novamente vencido nos detalhes, desta vez pelo letão.
No set decisivo Gulbis abriu 3/0 com quebra no segundo game, sacando para a partida no nono game, perdeu dois match-points, foi quebrado e precisou lutar para quebrar o saque do espanhol no décimo game.
Em busca da final do Challenger de Bordeaux, que é disputado no saibro e distribui €106 mil em premiações, Gulbis encara o norte-americano Reilly Opelka, que bateu o compatriota Stefan Kozlov por 7/6 (4) 6/1.
Um espirituoso Ernests Gulbis
Conhecido por seu carácter explosivo em quadra, em que muitas vezes grita ou desconta na raquete, Gulbis tem sido espirituoso em quadra e hoje "bateu papo" com o árbitro de cadeira em alguns momentos, no meio do primeiro set questionou o árbitro se não o puniria por falar palavrão e ouviu o juiz: "você não gritou, não é uma agressão, quase ninguém ouviu" e acabou se livrando da advertência.
Ao sacar em momento tenso, no décimo game do segundo set e com breakpoint abaixo, Gulbis demorou mais de 25 segundo para sacar e foi avisado pelo árbitro que seria advertido caso se repetisse. Foi aí que o letão surpreendeu e pediu ao árbitro 'tato', já que aquele era uma momento "delicado" da partida.