Fazendo sua estreia no Masters 1000 de Madri nesta quarta-feira, o espanhol Rafael Nadal anotou sua 20ª vitória consecutiva sobre o saibro. Com dois títulos conquistados sobre o saibro na temporada, Nadal deu seu primeiro passo na defesa do troféu em Madri.
O espanhol precisou de apenas 1h13 em quadra para derrotar o francês Gael Monfils, pela 14ª vez na carreira, com tranquilas parciais de 6/3 6/1. Os dois tenistas enfrentaram-se 16 vezes no circuito da ATP.
Nas oitavas de final, o espanhol aguarda o vencedor do duelo entre o argentino Diego Schwartzman e seu conterrâneo Feliciano Lopez.
Conquistando sua 20ª vitória consecutiva sobre o saibro, Nadal vem de três títulos seguidos conquistados na superfície, além de uma série impressionante de 47 sets vencidos — tendo perdido o último em sua última derrota na superfície, no Masters 1000 de Roma em 2017. Em toda a sua carreira, o espanhol venceu 461 sets no saibro e perdeu apenas 53.
Nadal abriu a partida tendo que salvar um break-point no primeiro game. Em seguida, conseguiu converter sua primeira quebra, salvando mais dois break-points a seguir para abrir 3/0. Mantendo o controle do set em suas mãos, rapidamente o espanhol sacou e fechou em 6/3.
Com a vantagem em mãos, Nadal teve a quebra no segundo game do segundo set, abrindo 2/0 no placar. O único game vencido por Monfils veio no terceiro, para reduzir o placar para 2/1, já que posteriormente o espanhol anotou duas quebras — uma no quinto game e outra no sétimo — para liquidar a parcial em 6/1.